Volta às aulas: Guarda Municipal orienta motoristas e alunos no trânsito

Volta às aulas: Guarda Municipal orienta motoristas e alunos no trânsito
TEXTO: Eduardo Candeias   FOTO: Secom/PMS

O início do ano letivo nas escolas costuma trazer um aumento significativo no número de veículos circulando na cidade e, com isso, aumentam também os transtornos causados por desrespeito à legislação de trânsito em frente às escolas. Filas duplas, estacionamento irregular e uso inadequado das rotatórias são alguns dos exemplos de má conduta no trânsito nesta época.

Na Serra, o período letivo para os alunos da rede municipal inicia na próxima terça-feira (5). Professores, coordenadores e diretores retomam na segunda-feira (4) para atividades interna e planejamento.

Para evitar multas e confusões, os pais devem ficar atentos às orientações dos agentes de trânsito da Guarda da Serra. “É possível evitar esse estresse com medidas simples, desde que seja respeitada a legislação de trânsito”, afirma o diretor de Operações de Trânsito da Serra, Marcos Viana.

Filas duplas

Os motoristas devem evitar o estacionamento em fila dupla em frente às escolas, que é uma infração de trânsito, e realizar apenas o embarque e o desembarque de passageiros. De acordo com Viana, a parada é o tempo estritamente necessário para o embarque ou desembarque de passageiros.

"Esperar o filho no carro na porta da escola não é parada, isso é estacionamento, e, quando feito em fila dupla, é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH. A melhor dica para quem vai buscar o filho é procurar uma vaga mais afastada e ir andando até o portão", alertou.

Estacionamento irregular

Além da fila dupla, alguns motoristas cometem outras infrações de estacionamento irregular. As mais comuns são o estacionamento na faixa de pedestre e sobre a marca de canalização - faixa zebrada –, que indica o espaço necessário de recuo para manobras, bastante comum ao lado de vagas de garagens.

"O motorista, às vezes, não se dá conta, mas ao estacionar na marca de canalização está impossibilitando a saída de veículos da garagem dos prédios", explicou Viana.

Rotatórias

O uso correto da rotatória também é importante, sobretudo nas regiões em que as escolas estão próximas desse equipamento viário. O motorista deve respeitar a preferência de quem já está circulando para evitar o travamento do trânsito.

Segurança

Os pais devem ficar atentos também com a segurança dos filhos na hora do desembarque dos veículos, seja no carro ou no transporte público. Nos carros, a saída deve ocorrer sempre do lado direito, voltado para a calçada. No caso do ônibus ou van, as crianças nunca devem atravessar a rua passando na frente do veículo, mesmo na faixa de pedestres, pois isso retira a visão de um carro ou moto que possa estar passando. A recomendação é esperar que todos os passageiros do ponto desembarquem, deixar o ônibus passar e, então, atravessar com visualização total da via.

Serra

Na Serra, a Guarda de Trânsito vai manter as operações de rotina, com agentes posicionados em pontos estratégicos do eixo Norte-Sul e da avenida Eudes Scherrer de Souza. Equipes de agentes motorizados estarão ao redor do município disponíveis para acionamentos no caso de ocorrências nas proximidades de escolas.