Brigadistas voluntários fazem curso de combate a incêndio no Mestre Álvaro
Haverá simulação de incêndio em um terreno particular
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Edson Reis
A turma de 20 brigadistas voluntários passará por um curso de combate a incêndio florestal neste domingo (01), das 8h às 15h, na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro.
A capacitação vai ser oferecida pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo e é a segunda etapa do projeto lançado pela Secretaria de Meio Ambiente da Serra. Haverá a simulação de um incêndio num terreno particular. O instrutor será o 2º Sargento Alex Chagas Lima.
A turma foi selecionada entre moradores locais, jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, que se ofereceram para atuar na prevenção, combate e monitoramento de incêndios em APAs.
O treinamento também busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação dos recursos naturais, criando uma rede de vigilância integrada com órgãos públicos, ONGs e comunidade.
Entre o conteúdo do curso, Identificação de áreas de risco, planejamento de ações preventivas, como manejo adequado da vegetação e formas práticas e corretas de manuseio das ferramentas e os métodos de combate e extinção de incêndio.
A vestimenta obrigatória será composta de camisa manga longa de algodão, calça comprida e calçados de cano alto. Os participantes devem levar facão com bainha.