Idosos pisam em estádio de futebol pela primeira vez na Serra

Grupo visitou o Serra Futebol Clube. A ação foi desenvolvida pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Serra-Sede

Idosos pisam em estádio de futebol pela primeira vez na Serra


Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Divulgação/Semas-Rede Alsa

O Brasil é o país do futebol e ninguém discute isso. Em todos os cantos há alguém “jogando uma bolinha” e assistindo um jogo. Mas sabia que tem muita gente que vive nesse país que respira futebol, mas nunca entrou ou pisou em um estádio de futebol?

Pensando nisso, e também com objetivo de valorizar o município, um grupo de aproximadamente 40 idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Serra-Sede, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) do município, vivenciou uma bela experiência na tarde da última quarta-feira (5). Eles visitaram o Serra Futebol Clube, time tradicional do Futebol Capixaba.

Por incrível que pareça, mesmo morando na região e até mesmo passando diariamente na frente do Estádio Roberto Siqueira Costa, o Robertão, muitos dos idosos que participaram da ação nunca haviam pisado no local, que fica na Serra-Sede, próximo à prefeitura.

“Sempre vi o estádio, passava na frente, mas nunca havia entrado. Fiquei encantada, é maior do que eu pensava. Nós fomos até o gramado, deixaram a gente até chutar uma bolinha”, contou sorridente Ilda Miranda, 61 anos, moradora do bairro Divinópolis.

Elizete Ferreira Rosa Fraga, 62 anos, que mora no bairro Cascata, disse que até já havia entrado no Serra Futebol Clube, mas há mais de 15 anos.

“A gente mora aqui pertinho e não tem o hábito de ir no estádio. Fiquei feliz com essa atividade porque, além do passeio, faz a gente valorizar o nosso município. Eu torço para o Flamengo, mas aqui no Estado, eu sou Serra!”, declarou.

Troféu e pés no gramado

A atividade foi desenvolvida pelo educador físico Heber Henrique dos Santos, que é da Rede Alsa - parceira da Semas - e atende no CCI de Serra-Sede. Os idosos foram recebidos por funcionários do clube, ouviram a história do time, conheceram como é a rotina dos atletas e viram os troféus conquistados pelo tricolor serrano, que completa 92 anos em 2022.

Além disso, colocaram os pés no gramado do time profissional, que já foi cinco vezes campeão da Série A e duas vezes campeão da Série B do Campeonato Capixaba.

“Foi muito gratificante essa experiência porque todos os idosos ficaram encantados, principalmente aqueles que nunca haviam pisado em um campo de futebol. Geramos a experiência de conhecer um local onde acontecem grandes jogos esportivos, promovendo assim interação, integração, lazer, atividade física e ainda o sentimento de pertencimento, já que o Serra é um clube da nossa cidade”, revelou o educador físico.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, comemorou a atividade e reforçou a importância das ações desenvolvidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Serra.

 “Estamos no mês em que é celebrado o Dia do Idoso e é gratificante ver ações que fazem toda diferença na vida desses idosos. É um conjunto de ações pensadas para atender essa população, com atividades físicas e culturais, artesanato, dança, palestras e passeios como este ao estádio de futebol”, afirmou a secretária.

Uma das idosas que participou do passeio no Serra Futebol Clube é Marinete Lucas dos Santos, 62 anos, que finalizou a atividade avaliando no que tem vivenciado frequentando o Centro de Convivência do Idoso.

“É sempre uma experiência incrível para nós, que somos idosos, mas estamos querendo viver a vida. Se ficar parada em casa, a gente enferruja. A gente gosta de atividade, de fazer amizades, de pensar, conhecer coisas novas e viver”, declarou.