Seicit realiza encontro do Projeto Serra Digital

O encontro aconteceu última terça-feira (26)

Seicit realiza encontro do Projeto Serra Digital

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação Seicit

Na última terça-feira (26) foi realizado um encontro do Projeto Serra Digital com os pontos focais das secretarias municipais com o intuito de fortalecer a atuação da transformação digital dos processos da Prefeitura.

O projeto é realizado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit),

O principal objetivo do encontro foi passar os resultados de como está o projeto e fazer com que as secretarias se movimentem concluir os procedimentos. As que tinham necessidade de reajuste em algo puderam tirar dúvidas com a equipe da Seicit.

A ideia inicial é fazer um trabalho em conjunto com todas as secretarias do município para cumprir com o decreto que determina que em março de 2023 não haja mais processos físicos na Prefeitura da Serra.

O Secretário Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade,  falou sobre o encontro.

“Esse tipo de encontro é fundamental para compartilharmos as experiências de sucesso e também expor os obstáculos para a consolidação dos processos digitais, porque somente com muita colaboração entre os servidores vamos conseguir. É importante também para compartilhar os avanços e evidenciar a importância do projeto para a gestão municipal, além de destacar o protagonismo dos servidores nessa transformação.” comentou.

Projeto Serra Digital

Em fevereiro de 2021 foi iniciado o projeto de transformação digital dos processos da Prefeitura da Serra. Além disso, ficou definido através do decreto nº 736, publicado em 9 de fevereiro de 2021, que em março de 2023 não pode mais haver processos físicos na Serra.

O principal objetivo é facilitar o acesso dos serviços públicos por parte dos usuários. Desde que foi aderido, o Serra Digital  já conta com 148 tipos de processos, mais de 30 mil procedimentos abertos digitalmente e também a redução do tempo para adquirir as licenças ambientais e de obras, que antes era de 180 dias e agora é de apenas 16 dias.