Serra amplia observatório de dados

A ação irá organizar e amplificar os dados disponíveis

Serra amplia observatório de dados


Texto: Djeisan Maria - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

A Serra está estruturando a ampliação da disponibilidade dos dados referentes à cidade. Números, estatísticas já estão disponíveis no portal da Prefeitura, no entanto, a ação irá organizar e amplificar os dados disponíveis para que a população e também os outros municípios tenham acesso às informações da Serra de uma forma mais intuitiva.

Um importante passo foi dado nesse sentido nesta semana. Representantes de municípios da Grande Vitória, incluindo a Serra, se reuniram na capital para trocar ideias sobre esse tipo de serviço.

“Essa ação faz parte do nosso objetivo de tornar a Serra uma cidade mais tecnológica e também mais transparente, além de fomentar a integração metropolitana”, pontua a secretária de Planejamento Estratégico, Juliana Costa.

Segundo Juliana, informações mais precisas colaboram para melhores tomadas de decisão no planejamento da cidade. A secretária adjunta da Seplae, Fabrícia Forza, acrescenta que planejar com uma visão de região metropolitana, com dados das cidades envolvida fornece mais qualidade e longevidade das decisões.

A chefe da Divisão de Informações Gerenciais, Janine Pereira, afirma que indicadores auxiliam a criar convergência a respeito dos caminhos que devemos tomar juntos no curto, médio e longo prazo”.

A Constituição do Brasil, pontua que publicidade dos atos é um dos pilares que tem de ser seguidos pela administração pública.  Além de atender a um preceito legal, a publicidade confere transparência dos atos públicos e permite o controle social.