Serra espera avaliar mais de 8 mil estudantes no Saeb 2023

Avaliação é realizada a cada dois anos para medir a qualidade da Educação Básica brasileira

Serra espera avaliar mais de 8 mil estudantes no Saeb 2023


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Divulgação

A rede municipal de ensino da Serra já está preparada para a aplicar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que, este ano, serão feitas entre 23 de outubro e 10 de novembro.

O Saeb é um conjunto de avaliações, composto por testes e questionários, aplicado a cada dois anos para a rede pública de ensino do Brasil e para uma amostra de escolas da rede privada.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo é mensurar a qualidade e fazer um diagnóstico do ensino básico no país.

A edição deste ano fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia.

Serão aplicadas provas de Matemática e Língua Portuguesa para os estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza avaliam por amostragem os 5ºs e 9ºs anos por amostragem e algumas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental.

Já os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) respondem a questionários sobre a qualidade da Educação.

Além da avaliação (testes), são aplicados questionários aos secretários municipais de Educação, aos diretores de escolas, a alguns professores das disciplinas que fazem as provas e aos alunos participantes, buscando contextualizar socioeconomicamente os resultados.

Segundo a Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu), no município é esperada a participação de 5720 estudantes do 5° ano e 2518 estudantes do 9° ano. Diretores, professores e pedagogos participaram de reuniões e encontros para últimos ajustes e mobilização para participação efetiva da comunidade escolar.

A gerente de Ensino Fundamental da Sedu, Karina Lima, reforçou que o engajamento dos alunos é importante pois quanto maior o número de estudantes o resultado é mais preciso e se torna mais claro onde o poder público deverá fazer ajustes e melhorias.  

“A participação dos estudantes no Saeb desempenha um papel importante na avaliação e no aprimoramento do sistema educacional, fornecendo informações úteis para o desenvolvimento de políticas públicas. Também ajuda a identificar desigualdades educacionais, como disparidades de desempenho entre diferentes grupos de estudantes. Essa identificação pode levar a ações que promovam a equidade educacional, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de sucesso na escola”, destaca. 

Meta

Os resultados do Saeb compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao lado dos dados de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar.

As informações obtidas pelo Saeb podem colaborar no monitoramento e na construção de políticas públicas. Para as escolas, a análise dos resultados permite mapear pontos de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Em 2021, o Ideb na Serra ficou em 4,7 para os anos finais (meta era 5,7) e 5,6 para anos iniciais (meta era 6).

“As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.  O advento da pandemia trouxe aspectos que precisam ser levados em conta, como a taxa de aprovação, a taxa de participação e recomposição das aprendizagens dos anos 2020/2021”, explica Karina. Ela reforça que a meta continua sendo 6.

Os resultados preliminares do Saeb 2023 estão previstos para 21 de maio e os finais até 24 de setembro de 2024.