Serra registra menor número de homicídios em 23 anos

Trabalho da Guarda Civil Municipal contribui para a redução de homicídios na cidade

Serra registra menor número de homicídios em 23 anos

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Os números de homicídios continuam em queda no município da Serra. Nos primeiros quatro meses de 2019 houve uma redução de 32% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Junto com este percentual de queda, há outros números positivos. O quadrimestre teve a menor quantidade de homicídios desde 1996, e abril de 2019 foi o mês com o menor número de homicídios desde o início de toda a série histórica, com cinco ocorrências.

Para o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, o índice é significativo, pois a redução é comparada a um período que já vinha apresentando diminuição nos casos de homicídios. “Estamos comparando com o ano passado, que foi o melhor período nos últimos 29 anos. Então, estamos falando de uma redução comparada a outra grande redução”, observa.

Segundo Nylton Rodrigues, são vários os fatores que contribuem para a constante queda de homicídios no município da Serra. Ele cita as patrulhas ostensivas e as apreensões de armas feitas pela Polícia Militar, as identificações e detenções de homicidas contumazes realizadas pela Polícia Civil, as denúncias robustas apresentadas pelo Ministério Público e o papel do Poder Judiciário em manter os criminosos presos.

O secretário destaca também o empenho da Prefeitura em ações que organizam os ambientes e os tornam mais seguros, como recolhimento de lixo e entulho, sinalização de trânsito, iluminação pública e construção de creches, escolas e unidades de saúde.

“Outra contribuição importante do município foi a implantação da Guarda Civil Municipal, cuja atuação veio para se somar aos trabalhos de policiamento preventivo realizados pela Polícia Militar, lembra Nylton.