Serra: ação preventiva da Guarda recupera telefone roubado
Aparelho foi encontrado durante patrulhamento preventivo em Jardim Tropical
Texto: João Barbosa
- Foto: Divulgação Sedes
Uma ação de patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal (GCM), no bairro Jardim Tropical, resultou na recuperação de um telefone com restrição de furto e roubo. O aparelho havia sido roubado no dia 1º de janeiro, no bairro Rosário de Fátima, e foi localizado pela guarnição após uma abordagem realizada no último domingo (11).
Durante o patrulhamento na Rua João Gonçalves da Silva, os agentes abordaram um homem em atitude suspeita e encontraram com ele o aparelho, relacionado a um crime registrado no início do ano. Questionado sobre a procedência, o abordado afirmou ter adquirido o item na rua, sem conseguir esclarecer a origem.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado à 3ª Delegacia Regional de Laranjeiras, onde a ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Civil para investigação.
Para a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, o trabalho feito pela Guarda em Jardim Tropical e em outras localidades da Serra reflete o esforço da gestão municipal para garantir mais segurança para toda a população. Indicadores relacionados às ações da corporação mostram reduções significativas nos crimes em vias públicas.
“Temos atuado com dedicação e foco pelo cidadão serrano. Mantemos nossa integração e diálogo com as forças de segurança estaduais em prol da paz nos nossos territórios. A prova de que isso tem funcionado é que, em 2025, tivemos uma redução de 25,7% nos crimes contra o patrimônio em relação a 2024”, frisa Gracimeri, destacando que, no ano passado, os indicadores de roubos na Serra caíram em 36%.
Segundo a comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo, a ocorrência é resultado de um trabalho diário desenvolvido no município, baseado em ações preventivas e ostensivas orientadas pelo Observatório de Segurança Municipal.
“Isso permite que a Guarda atue não apenas na prevenção, mas também, de forma recorrente, na recuperação de objetos provenientes de crimes, como aparelhos celulares e outros bens, reforçando o combate aos crimes contra o patrimônio”, destaca.
Outra ação semelhante a de Jardim Tropical foi registrada no fim do mês de dezembro, no bairro Balneário de Carapebus, e resultou na apreensão de entorpecentes e de um aparelho com restrição. Na ocasião, uma equipe da Guarda foi acionada após o sistema de videomonitoramento da cidade identificar movimentações suspeitas relacionadas à possível comercialização de drogas na região.
Ao chegarem ao local indicado pelas câmeras, os agentes realizaram a abordagem de um adolescente que portava material ilícito. Com ele, foram encontradas porções de substâncias análogas à cocaína e à maconha, além de uma quantia em dinheiro e um aparelho celular confirmado como objeto de crime após verificação.
O adolescente e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), em Vitória, onde foram adotados os procedimentos legais.
A Prefeitura da Serra segue investindo em tecnologia, inteligência e integração de dados para fortalecer a atuação das forças de segurança e garantir mais proteção à população.