Ano letivo começa na Serra com novas escolas e mais professores

Rede municipal inicia 2026 com mais unidades, 1.596 professores e entrega de kits escolares

Ano letivo começa na Serra com novas escolas e mais professores


Texto: Sâmia de Oliveira - Foto: Samyr Dionisio

Com ampliação da rede, novas unidades escolares e um reforço histórico no quadro de profissionais, a Prefeitura da Serra dá as boas-vindas às crianças e estudantes no início do ano letivo de 2026. As aulas começam no dia 5 de fevereiro para os 71.063 alunos da rede municipal, que abrange os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Um dos principais destaques deste início de ano é o fortalecimento do corpo docente. A rede municipal passa a contar com 1.596 professores aprovados no último concurso público, nomeados entre 2025 e janeiro de 2026, garantindo mais estabilidade, continuidade pedagógica e qualidade no ensino ofertado aos estudantes serranos.
A estrutura física da rede também avança. Em janeiro, foi entregue o Cmei Professora Rosane Edna da Silva, em Enseada de Jacaraípe. Já o CMEITI Paulo da Silva, em Planalto Serrano, tem inauguração prevista para o mês de fevereiro, ampliando o atendimento à educação infantil no município. Além disso, sete escolas passam a ofertar o tempo integral de sete horas no turno vespertino e ainda teremos sete novas obras e três ampliações em processo de licitação.
Outro avanço importante é a reorganização da educação do campo. Para garantir mais atenção pedagógica e uma educação de maior qualidade aos estudantes da zona rural, a Prefeitura promoveu a divisão do atendimento antes concentrado em Belvedere, que reunia sete salas espalhadas pela área rural, com a criação de duas novas escolas: uma em Cidade Nova da Serra e outra no Parque Residencial Nova Almeida, fortalecendo a presença do poder público nessas comunidades.
Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura da Serra realizará a distribuição dos kits escolares para todos os alunos da rede municipal e, no início de março, fará a entrega dos uniformes escolares. Os professores também receberão materiais específicos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Outro benefício garantido para 2026 é a manutenção do cartão Nutriférias, assegurando alimentação aos estudantes durante o período de recesso.

Kits escolares
Os kits foram montados de acordo com a etapa de ensino, garantindo materiais adequados às necessidades pedagógicas de cada faixa etária.

Educação Infantil – Creche
Inclui agenda escolar infantil, caderno de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, apontador, giz de cera jumbo, tinta guache, cola, borracha e massa de modelagem.
Educação Infantil – Pré-escola
Conta com agenda escolar, cadernos brochura e de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, apontador, canetinhas hidrográficas, giz de cera jumbo, tesoura, cola, borracha e massa de modelagem.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Inclui agenda escolar, cadernos brochura e de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, régua, apontador, canetas esferográficas, canetinhas hidrográficas, tesoura, cola e borracha.
Ensino Fundamental – Anos Finais
O kit é composto por agenda escolar, caderno universitário, caderno de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, régua, apontador, canetas esferográficas, canetinhas hidrográficas, tesoura, cola e borracha.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Inclui agenda escolar, caderno universitário, caderno de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, régua, apontador, canetas esferográficas e borracha.
Kit do professor
Os docentes recebem agenda específica, cadernos brochura e universitário, estojo duplo, lápis grafite, régua, canetas esferográficas, marca-texto, marcadores para quadro branco, apagador, tesoura, cola e borracha.

Horários e funcionamento
Nas unidades de tempo parcial, os alunos do turno matutino estudam das 7h às 12h, enquanto o turno vespertino funciona das 13h às 18h.
Nas escolas de tempo integral, os horários variam entre a jornada de sete horas (12h30 às 19h30) e a de nove horas (7h às 16h10).
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas acontecem das 18h às 22h. Para esses estudantes, o primeiro semestre letivo começa no dia 3 de fevereiro.
O calendário escolar prevê recesso de 13 a 19 de julho. O encerramento das aulas nas Emefs está marcado para 18 de dezembro, enquanto nos Cmeis as atividades seguem até 21 de dezembro.