Crianças da Serra aprendem alimentação saudável colocando a mão na massa e explorando os alimentos
Atividades de educação alimentar e nutricional são realizadas em todas as escolas da rede.

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Conhecer opções naturais e colocar a mão na massa são ótimas maneiras para as crianças e os adolescentes aprenderem a comer melhor e experimentarem alimentos novos e mais saudáveis, conhecendo novos sabores, texturas e cores. É o que acontece durante as atividades de educação alimentar nutricional (EAN) realizadas nas escolas e centros municipais de educação infantil da Serra. Além de conhecer frutas, verduras e legumes in natura, as crianças têm a oportunidade de colocar a mão na massa, preparando sanduíches naturais e outros alimentos de fácil manuseio. As atividades ocorrem no mínimo duas vezes por ano em cada uma das 147 unidades escolares da Serra.
A gerente de Alimentação Escolar da Serra, Izabelly Rocha Braga, explica que as atividades de educação alimentar e nutricional são realizadas pelas nutricionistas que atuam nas unidades com ações lúdicas, adequadas para cada faixa etária. Nesses momentos, as crianças têm a oportunidade de tocar, cheirar e conhecer o que é servido na alimentação escolar, além de saber mais sobre as propriedades de cada alimento.
“Tudo é pensado de forma adequada à faixa etária dos estudantes. Levamos, por exemplo, o inhame in natura, explicamos sua origem e os benefícios para a saúde, e depois oferecemos a eles a oportunidade de experimentá-lo já cozido. É uma atividade lúdica e envolvente, que busca despertar o interesse das crianças e incentivar, de maneira leve e prazerosa, a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis”, afirma.
Oficinas
Entre as atividades da educação alimentar e nutricional realizadas recentemente, estão a preparação de sanduíches naturais pelos próprios estudantes. Nessas atividades, as crianças utilizaram ingredientes como atum, beterraba, cenoura e tomate. Nas oficinas, os pequenos aprendem sobre os ingredientes utilizados, a importância da alimentação saudável e os benefícios de consumir alimentos frescos e variados. “Momentos como esse fortalecem a relação das crianças com a comida e estimulam, desde cedo, a formação de hábitos positivos”, afirma Izabelly.
As ações são realizadas de forma integrada, envolvendo diversos profissionais da comunidade escolar. Além das atividades voltadas diretamente aos estudantes, as equipes também promovem ações de educação alimentar e nutricional com os familiares das crianças e dos estudantes, reconhecendo a importância de envolver toda a comunidade escolar nesse processo. “Acreditamos que a formação de hábitos alimentares saudáveis é mais efetiva quando há participação ativa da família, promovendo um ambiente de apoio e continuidade aos aprendizados vivenciados na escola”, diz.
Alimentação saudável
Diariamente, a rede municipal de educação da Serra serve mais de 75 mil refeições saudáveis em suas 147 unidades escolares. Uma alimentação de qualidade, balanceada e rica em nutrientes, preparada por nutricionistas especializados e seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tudo isso pensando em oferecer sempre o melhor para os estudantes da rede e buscando estimulá-los a ter hábitos cada vez mais saudáveis.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, cuidar da alimentação escolar é também fortalecer da saúde das crianças e dos estudantes, oferecendo melhores condições de aprendizagem. “Estamos comprometidos em oferecer uma educação que inclui não apenas o ensino acadêmico, mas também a promoção da saúde e do bem-estar. E a alimentação saudável é um componente essencial disso”, ressalta.