Fé e tradição marcam a Festa de São Benedito em Serra Sede

Festejos começam nesta quarta (24) e devem reunir cerca de 50 mil pessoas

Fé e tradição marcam a Festa de São Benedito em Serra Sede


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Edson Reis

O período mais esperado pelos serranos está chegando em Serra Sede. A Festa de São Benedito começa nesta quarta-feira (24) e segue até sábado (27), reunindo as tradicionais Puxada do Navio Palermo e Puxada e Fincada do Mastro. Considerada uma das maiores celebrações do Espírito Santo em homenagem ao Santo Negro, a festa completa, neste ano, 180 anos de fé e tradição. A estimativa é que 50 mil pessoas participem dos festejos.

A programação encanta devotos, moradores e visitantes com bandas de congo, banda de música, shows locais e, como atração nacional, a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que se apresenta na sexta-feira (26), data em que se comemora o Dia do Serrano. Neste dia, a Serra se torna simbolicamente a capital do Estado, em cerimônia solene realizada na Câmara Municipal.

Os festejos integram o Ciclo Folclórico e Religioso e são reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do município da Serra desde junho de 2021, com a sanção da Lei nº 5.308/2021, durante a gestão do prefeito Sérgio Vidigal.

“A Festa de São Benedito é um marco cultural e religioso para o município. Apoiar eventos tradicionais como este é fortalecer a nossa história e a cultura do nosso povo”, destaca o prefeito da Serra, Weverson Meireles.

Realização

A festa é realizada pela Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), pela Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), pela Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Banestes.

O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura, como Funcultura, Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc.

História

A origem da Festa de São Benedito, segundo os mais antigos, remonta ao naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. A lenda conta que os náufragos pediram proteção ao Santo Negro e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou conduzindo-os em segurança à terra firme.

Em gratidão pela graça alcançada, os tripulantes prometeram homenagear São Benedito todos os anos. Assim nasceu a tradição da Fincada do Mastro, um dos momentos mais simbólicos da festa do congo.

Programação da Festa de São Benedito 2025

24/12 (quarta-feira)
5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
20h – Missa de Natal na Igreja Matriz

25/12 (quinta-feira)
17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h30 – Show com João Felipe e Rafael

26/12 (sexta-feira)
9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
11h – Solenidade na Câmara da Serra: transferência simbólica da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico
21h30 – Show com Priscila Ribeiro
22h30 – Show com João Bosco e Vinícius

27/12 – sábado
19h – Desfile das Bandas de Congo
21h30 – Show com Taiana França
22h30 - Show Serestão do Zé