Serra terá esquema de segurança reforçado para o carnaval

Esquema integrado reforça segurança, trânsito e prevenção para garantir a tranquilidade de moradores e foliões

Serra terá esquema de segurança reforçado para o carnaval


Texto: João Barbosa - Foto: Divulgação Sedes

O período de Carnaval, além de ser lembrado por folia e diversão, também deve ser marcado por segurança e consciência. Pensando nisso, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social (Sedes), montou um esquema especial com ações voltadas à segurança dos foliões, ao ordenamento do trânsito e à prevenção de afogamentos nos principais pontos de concentração de pessoas, especialmente orlas, balneários e áreas de eventos.

Durante todos os dias de festa, a Guarda Civil Municipal (GCM) ampliará a presença nas ruas com escalas especiais, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) terá reforço no efetivo e o Salvamar intensificará ações de orientação e prevenção para quem pretende curtir o mar nas orlas do município.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, reforça que o Carnaval é um momento de alegria, encontro e celebração, mas também exige cuidado e responsabilidade.

“Nosso trabalho é garantir que as famílias, os moradores e os visitantes da Serra possam aproveitar esse período com tranquilidade. Por isso, montamos um esquema para atuar de forma integrada em ruas, avenidas, balneários e áreas de grandes eventos. Segurança também é prevenção, orientação e presença do poder público onde as pessoas estão”, destaca Gracimeri.

Com a Guarda Civil Municipal, as ações incluem policiamento reforçado em praias e eventos, atuação diurna e noturna, emprego diário da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e equipes especializadas com foco em áreas de grande fluxo, sem deixar de atender as demais regiões do município.

O planejamento também prevê patrulhamento contínuo nas orlas, com bases móveis, quadriciclos (em Jacaraípe), bicicletas e equipes a pé. Além disso, serão realizadas operações integradas com o DOT, com pontos de bloqueio e fiscalizações nas entradas dos balneários e em locais estratégicos, garantindo mais organização e segurança para moradores e visitantes.

O DOT atuará diretamente nos principais balneários, com reforço de 60% no efetivo por meio de escala extraordinária, garantindo mobilidade e segurança viária. Recentemente, o grupamento de trânsito recebeu a nomeação de 33 novos agentes, com foco na redução de sinistros e mortes no trânsito.

Durante o período de folia, o Departamento de Operações de Trânsito terá as seguintes intervenções programadas:

Jacaraípe — interdição da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no trecho entre a Praça Encontro das Águas e a Rua Guacyra, todos os dias, a partir das 12h;

Manguinhos — fechamento da Vila: sábado e segunda-feira, a partir das 10h; domingo e terça-feira, a partir das 12h;

Manguinhos — intervenções no sentido da Avenida August Saint-Hilaire, conforme necessidade operacional;

Praia de Carapebus — intervenções na Avenida Vitória e Avenida Espírito Santo, conforme necessidade operacional para fluxo de blocos, todos os dias, a partir das 18h;

Bicanga — interdição da Rua Goiás, a partir das 18h;

Balneário de Carapebus — interdição de trecho da Avenida Beira Mar, próximo ao cruzamento com a Rua Eucalipto e Avenida do Meio, todos os dias, a partir das 18h.

Nas demais localidades com eventos programados, haverá fiscalização reforçada, sem interdições previamente definidas.

Pensando também na segurança no mar, o Salvamar intensificará a atuação com todos os salva-vidas disponíveis e mais de 20 postos de salvamento espalhados por toda a orla. As equipes reforçarão orientações aos banhistas e ações preventivas, incluindo monitoramento contínuo nas áreas de maior movimento, prevenção a afogamentos e distribuição de pulseiras de identificação para crianças, facilitando o reencontro com os responsáveis em caso de desencontro.