Maternidade de Carapina encerra atividades na sexta-feira (18)

Com mais 30 anos de funcionamento na Serra, a Maternidade de Carapina vai dar as boas-vindas ao Hospital Municipal Materno Infantil, que inicia seu serviço no sábado (19)

Maternidade de Carapina encerra atividades na sexta-feira (18)

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

Com a inauguração do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, nesta quarta-feira (16), a Maternidade Coronel Leôncio Vieira de Rezende, conhecida como Maternidade de Carapina, escreverá o último capítulo da sua história já na próxima sexta-feira (18).

Somente nos últimos 20 anos nasceram por lá 34.981 crianças, segundo dados do Tabnet ES/ Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Um dos equipamentos municipais de saúde mais antigos da Serra - com mais de 30 anos - ainda é reconhecido, pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como Hospital Amigo da Criança (IHAC), por estimular o parto normal e o aleitamento materno.

A Maternidade de Carapina vai encerrar suas atividades com 38 leitos de risco habitual, para dar as boas-vindas ao Hospital Municipal Materno Infantil, que acaba de nascer. No sábado (19), às 7 horas, o robusto HMMI terá a capacidade de 174 leitos obstétricos, entre risco habitual, alto risco e UTI.  São os novos tempos tentando acompanhar o crescimento do município que, segundo  estimativa do IBGE, possui cerca 540 mil habitantes. Desse total, 70% são SUS dependentes.

Neste primeiro momento, o Materno Infantil contará com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual, Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), exames de imagem e laboratoriais, e sala de vacina. Além disso, um cartório civil funcionará no local para fazer o registro dos bebês. No Materno Infantil, a mãe não sai de perto do seu filho.

No HMMI também terá um ambulatório voltado para atendimento às vítimas de violência sexual, que funcionará durante 24 horas. Uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo estará preparada para acolher e atender a todos.

Quando estiver operando na sua totalidade, a partir de abril/maio deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica, 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica, 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN), 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO), 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru, 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI), isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades por mês.