Agricultura da Serra conclui primeiro curso no Estado de manutenção de tratores para mulheres

Aulas teóricas e práticas foram ministradas para 13 mulheres durante cinco dias na Fazenda Caimirim, em Putiri, zona rural da Serra

Agricultura da Serra conclui primeiro curso no Estado de manutenção de tratores para mulheres


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/Seap

Num projeto pioneiro no Espírito Santo, a Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra ofereceu um curso de operação e manutenção de tratores exclusivamente para mulheres. O encerramento foi nesta sexta-feira (19).

As 13 alunas cumpriram aulas teóricas e práticas, de 15 a 19 de julho, das 8h às 17h, na Fazenda Caimirim, em Putiri, na zona rural da Serra. O curso teve uma carga horária de 8 horas diárias.

Além de abordar a interação entre a mulher e a máquina, foram mencionados aspectos relacionados à segurança das operadoras, manutenção da máquina e outros assuntos. O objetivo foi atualizar as informações e as habilidades entre quem já opera tratores, além de capacitar mulheres que têm interesse em atuar na área.

A iniciativa foi uma parceria entre a Seap, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES).