Agricultura da Serra conclui primeiro curso no Estado de manutenção de tratores para mulheres
Aulas teóricas e práticas foram ministradas para 13 mulheres durante cinco dias na Fazenda Caimirim, em Putiri, zona rural da Serra
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/Seap
Num projeto pioneiro no Espírito Santo, a Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra ofereceu um curso de operação e manutenção de tratores exclusivamente para mulheres. O encerramento foi nesta sexta-feira (19).
As 13 alunas cumpriram aulas teóricas e práticas, de 15 a 19 de julho, das 8h às 17h, na Fazenda Caimirim, em Putiri, na zona rural da Serra. O curso teve uma carga horária de 8 horas diárias.
Além de abordar a interação entre a mulher e a máquina, foram mencionados aspectos relacionados à segurança das operadoras, manutenção da máquina e outros assuntos. O objetivo foi atualizar as informações e as habilidades entre quem já opera tratores, além de capacitar mulheres que têm interesse em atuar na área.
A iniciativa foi uma parceria entre a Seap, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES).