Agricultura destaca avanços de 2024

Secretaria avançou nas adequações para aderir ao SUSAF-ES

Agricultura destaca avanços de 2024


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Edson Reis

O ano de 2024 foi de grandes avanços para a Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) com ações voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário e pesqueiro, a promoção da segurança alimentar e o estímulo à sustentabilidade.

Entre os destaques estão as iniciativas relacionadas ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a implantação e o monitoramento de hortas comunitárias e escolares, as ações educativas, os cursos de capacitação e os avanços nas adequações para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-ES).

O Serviço de Inspeção Municipal se consolidou como um pilar essencial para a garantia da qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal no município.

Foram feitas 64 vistorias e inspeções com fiscalizações mais rigorosas, orientações técnicas e apoio contínuo aos produtores, reforçando a conformidade com os padrões sanitários. Neste último item, foram 14 visitas técnicas para monitoramento da influenza aviária.

Em 2024, a secretaria também intensificou os esforços para a adequação das estruturas e procedimentos do SIM, para aderir ao SUSAF-ES. Essa adesão é um passo estratégico para permitir que os produtos locais certificados possam ser comercializados em todo o Estado, ampliando os mercados e gerando novas oportunidades para os produtores.

Na área de sustentabilidade e segurança alimentar, a secretaria deu continuidade ao programa de implantação e monitoramento de hortas comunitárias e escolares, ampliando o acesso a alimentos frescos e incentivando práticas de agricultura urbana.

As hortas escolares, além de contribuírem para a merenda escolar, foram instrumentos de educação ambiental e alimentar, engajando a comunidade escolar na promoção de hábitos saudáveis. São 62 hortas comunitárias monitoradas. De janeiro a novembro, foram mais 12 implantadas.

Outro marco importante foram as mais de 40 ações educativas e cursos de capacitação oferecidos ao longo do ano.

Foram oferecidas, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), oficinas, palestras e treinamentos voltados para o manejo sustentável de recursos naturais, boas práticas agrícolas e pesqueiras, e gestão de empreendimentos rurais.

Esses cursos atenderam agricultores familiares, pescadores e pequenos empreendedores, deixando os participantes mais preparados para os desafios do mercado e estimulando práticas mais eficientes e sustentáveis.

"O ano de 2024 mostrou o quanto podemos avançar com planejamento, dedicação e parcerias sólidas. Nosso compromisso é continuar trabalhando para fortalecer a agricultura e a pesca no município, valorizando nossos produtores e promovendo o desenvolvimento sustentável. A adesão ao SUSAF-ES, em particular, representará um marco para o setor, a fim de abrir caminhos para novos mercados, consolidando o protagonismo da produção local", comemora o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário da Seap, David Júnior.