Agricultura monitora beneficiamento de pescados para a Semana Santa

Ação vai até quinta-feira (28) e é feita pela equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Agricultura monitora beneficiamento de pescados para a Semana Santa

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Seap/Divulgação

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seap), está visitando empresas de beneficiamento de pescado na Serra. A ação começou na última quinta-feira (21) e será realizada até a próxima quinta-feira (28).

Vale ressaltar que as operações de beneficiamento do pescado conferem uma maior vida útil e qualidade ao produto e ocorrem antes da venda ao consumidor. Elas exigem condições especiais de manipulação. Por se tratar de produto de origem animal, a competência de fiscalização cabe à Seap.

A ação é para constatar se as empresas estão seguindo regras de higiene e normas sanitárias e tecnológicas que garantam a segurança dos produtos, que são um dos mais consumidos na Semana Santa.

Nesta visita, são verificados os pontos críticos de produção, avaliando a origem da matéria-prima, temperatura de manipulação dos peixes e frutos do mar, a qualidade da água utilizada, limpeza e conservação das instalações, equipamentos e manipuladores, além de acondicionamento, rotulagem, armazenamento e distribuição para o comércio.

“Caso haja alguma não conformidade, inicialmente, a empresa será orientada a corrigir, respeitando o critério da dupla visita, instituída na legislação. Se a situação representar um risco iminente à saúde pública, será indicada a suspensão da atividade, até que seja regularizada a situação”, reforça a médica-veterinária Gabriela de Almeida.