Agroturismo na Serra: Conheça o Circuito das Águas

O Circuito das Águas faz parte de uma grande região desde as proximidades da BR 101 até Jacaraípe e Nova Almeida

Agroturismo na Serra: Conheça o Circuito das Águas

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis / Secom - PMS

Da série conheça o agroturismo da Serra, vamos apresentar aos turistas e moradores quais são os cinco circuitos que fazem parte da rota de agroturismo da Serra. Hoje, vamos falar sobre o Circuito das Águas,que conta com muitas opções de lazer.

O Circuito das Águas faz parte de uma grande região, desde as proximidades da BR 101 até Jacaraípe e Nova Almeida. O Circuito traz em seu nome uma das principais características e riquezas naturais do município: as águas. O mesmo é composto por nascentes, lagoas e rios.

Seus principais acessos são pela BR, na altura de Serra Sede e pela Rodovia Estadual ES 010, que sai em Jacaraípe. Entre seus atrativos tem a Lagoa do Juara com mais de 13 quilômetros de extensão com restaurantes e peixarias. O local é muito frequentado por turistas.

A Serra conta com uma imensa área de agroturismo composta por grandes propriedades rurais que são cerca de 60% do território municipal.

Ao todo, esses destinos são divididos em cinco circuitos, que são: Circuito Guaranhuns, Circuito Chapada Grande, Circuito Pitanga, Circuito Muribeca e Circuito das Águas, todos localizados na Região Metropolitana. Anteriormente, já publicamos uma matéria falando sobre os Circuitos Guaranhuns e Muribeca.

O Departamento de Turismo do Município, que faz parte da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), foi o responsável por organizar essa divisão juntamente com o Sebrae.

Circuito das Águas

Associação dos Pescadores da Lagoa do Juara

Local de bela paisagem que abriga a Associação de Pescadores da Lagoa do Juara com criação de tilápias, peixaria, artesanato, pedalinhos e restaurante especializado em pratos elaborados com peixe da espécie tilápia.

Funcionamento: terça a domingo

Peixaria: 7h às 17h

Restaurante: 8h às 17h

Endereço: Avenida São Paulo, s/n, Lagoa do Juara – Jacaraípe, Serra - ES

Sítio Rancho Serra Verde

Restaurante com fogão a lenha, aluguel com infraestrutura de cerimonial para realização de eventos, casamentos e aniversários. Mini animais, lago natural com pedalinhos. Amplo estacionamento.

Funcionamento: Aos domingos das 11h até 16:00 ou mediante agendamento prévio.

Endereço: Estrada Serra a Putiri, km 1,8.

Fazendinha do Mini Cowboy

Propriedade com área para lazer e fazendinha de mini animais, entre eles pôneis, bois, caprinos, coelhos, aves e pássaros exóticos.

Funcionamento: Mediante agendamento e contratação para exposição em escolas, festas e eventos.

Endereço: Rua Divisa, 298-510 - Parque Residencial Nova Almeida, Serra - ES