Casa da Rosa: alunas elogiam espaço acolhedor e inclusivo
Encontros semanais na instituição promovem inclusão, cidadania e formam uma grande rede de apoio
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Daniel De Amorim
As aulas de trabalhos manuais disponibilizadas na Casa da Mulher Empreendedora da Serra, a Casa da Rosa, em Feu Rosa, vão além da orientação para o manuseio de linhas, agulhas e tesouras para a produção de peças artesanais de crochê, vagonite, costura criativa e bordado.
Esses encontros semanais também promovem inclusão, cidadania e uma reunião de mulheres que formam uma grande rede de apoio e solidariedade. Essa rede fortalece a autoestima daquelas que buscam por aperfeiçoamento ou novos aprendizados.
Marlene Campos Fontes, moradora do bairro José de Anchieta, que participa das aulas de bordado e de crochê, aprovou a experiência. Em suas idas à instituição, ela levou o filho Rafael, de 23 anos, que tem autismo e também participou das atividades que faz.A mãe conta que chegou ao espaço porque viu a divulgação nas redes sociais da Prefeitura da Serra, e que não sabia fazer crochê e bordado. Hoje ela e o filho já produziram várias peças.
As peças dos alunos inclusive foram expostas na ArteSanto, a maior feira de artesanato do Estado, na Praça do Papa. "É muito gratificante estar aqui e poder trazer o meu filho para aprender também. E tudo de graça, num espaço lindo em que fomos muito bem recebidos. E o melhor: dentro do grupo de economia solidária”, elogia.
A artesã destaca que a satisfação de trabalhar no conceito da economia solidária é o fortalecimento do coletivo, já que é possível ajudar as amigas que precisam. "Aqui ocupamos a mente e aprendemos coisas novas. E aprender nunca é demais. Enquanto houver esse espaço estarei aqui", reforçou.
Dona Danilha Dallorto tem 80 anos e foi diagnosticada com o primeiro câncer em 2016. Foi a professora Rogéria que lhe falou da Casa da Mulher Empreendedora de Feu Rosa. Moradora do Bairro de Fátima, a dona Danilha passou a frequentar a Casa da Rosa e foi muito bem acolhida por todas.
Até os agentes municipais a ajudam a atravessar a pista para pegar o ônibus na hora de ir embora."Eu chamo todas as mulheres que conheço para frequentarem o espaço”,diz com muito entusiasmo.
A idosa destaca que quando há estrutura, apoio da família e fé, as coisas se tornam mais leves. "Somos muito bem recebidas. Enquanto viver estarei aqui. Além das aulas, recebemos muitos abraços, apertos de mão, cumprimentos e tudo isso são gotinhas de amor que vão criando raízes dentro da gente, são refrigério para a alma. Para mim é um complemento importante para o meu tratamento”, frisa dona Danilha, que deixa o convite para que outras mulheres aproveitem as oportunidades disponibilizadas na Casa da Rosa.
Serviço
Casa da Mulher Empreendedora – Casa da Rosa
Endereço: Praça das Dálias – Bairro Feu Rosa;
Telefone: (27) 98182- 1023 (Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres);
Horário de funcionamento: e segunda a sexta de 8h às 18h (com possibilidade de expansão até as 21h, de acordo com a demanda);
Sábado: haverá funcionamento, a partir da demanda, e no horário escolhido pelas alunas(manhã ou tarde);
Idade mínima para frequência aos cursos e atividades: 16 anos.