Formatura de alunos da EJA em cursos de qualificação profissional do Ifes

Projeto objetiva a integração com a Educação Profissional. Ao todo, cerimônia teve 36 formandos

Formatura de alunos da EJA em cursos de qualificação profissional do Ifes

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

Dezembro estreou com tudo na Educação de Jovens e Adultos da Serra. Nesta quinta-feira (01), em uma cerimônia de formatura, 36 alunos receberam certificados em cursos de qualificação profissional do projeto da EJA integrada, turma 2022.

O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) da Serra e visa a integração com a Educação Profissional.

E, neste ano, os alunos matriculados nas turmas conclusivas da modalidade Educação Jovens e Adultos se formaram para Operador de Computador e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Durante o curso houve a concessão de bolsa auxílio de R$ 180 para cada estudante.

A ideia do projeto é a realização de ações que fomentem as áreas de trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral como forma de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional desses alunos que buscam, além da educação básica, oportunidades no mercado de trabalho.

Além da qualificação adquirida, 29 alunos da Serra, incluindo das turmas formadas nesta quinta, foram aprovados para o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ensino médio do Ifes, no Campus Serra, para o ano de 2023.

Dalva Ferreira, aluna do EJA da Serra de 61 anos, agradeceu a oportunidade e incentivou os mais novos a abraçar a educação.

“Eu estou muito feliz. Agradeço a parceria da Prefeitura da Serra com o Ifes e essa oportunidade de aprender. Não existe idade para a educação e vocês, jovens, abracem todas que puderem porque é muito gratificante o conhecimento”, disse, emocionada.

A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Flávia Rossoni, falou sobre a parceria com o Ifes Serra.

“Essa parceria é importante para o fortalecimento da modalidade EJA, pois oportuniza outras possibilidades de apropriação do conhecimento pelos alunos. Além disso, a qualificação profissional também enfatiza a profissão como um caminho educativo”, explicou.

A secretária municipal de Educação, Fabiana Negreli, reforçou a ideia de proporcionar oportunidades para a modalidade EJA.

“Precisamos voltar a atenção para os alunos da Educação Jovens e Adultos, criar oportunidades, eles têm muito potencial que precisa ser mostrado tanto a eles mesmos quanto para o mercado. Essa parceria é extremamente importante porque é só através da educação, seja ela de base ou profissional, que chegamos a algum lugar”, disse.

A Serra tem provado a cada dia que a Educação de Jovens e Adultos é uma oportunidade de futuro tão importante quanto a construção educacional na fase infantil,.

E a prefeitura tem trabalhado para educar e proporcionar oportunidades, independentemente da idade, para os alunos que escolheram buscar um outro futuro através da educação.

Para o ano de 2023 estão previstas mais 50 vagas para a qualificação profissional de estudante de ensino fundamental da modalidade Educação Jovens e Adultos.