Serra tem quatro vencedores na etapa estadual do concurso MPT na Escola
Eles apresentaram obras em formato de poesia, conto, música e desenho para falar sobre combate ao trabalho infantil e direitos das crianças e adolescentes
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Manoel Henrique Silva/MPT
A Serra teve quatro trabalhos de estudantes da rede pública que alcançaram o primeiro lugar do pódio na etapa estadual do concurso “MPT na Escola 2024”.
A competição, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), reuniu 14 cidades capixabas e mais de 40 mil alunos, que desenvolveram a temática de combate ao trabalho infantil e direitos da criança e do adolescente em formato de poesia, música, desenho e conto literário.
Alcançaram os primeiros lugares , sendo considerados os melhores do Estado, os alunos:
- Maria Eduarda Morgado de Oliveira (categoria poesia, 4º ano), da Emef Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro;
- Gabriel Loureiro Pratti (categoria poesia, 8º ano), da Emef Maria Anselmo, em Alterosas;
- Emanuelly Vilas Boas Souza e Layana Oliveira Guedes (categoria desenho, ambas no 7º ano), da Emef Maria Anselmo;
- Emanuelly Lick Couto (categoria desenho, 9º ano), da Emef Sônia Regina, em Serra Dourada I.
O resultado foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na última terça-feira (12), na sede do MPT, em Vitória. Foram conhecidos os melhores do Estado.
Os melhores do Brasil serão revelados na cerimônia de premiação, que ocorrerá em formato virtual no dia 4 de dezembro, às 14h, com transmissão pelo canal do MPT no YouTube.
Outros vencedores
A Serra ainda teve outros três trabalhos vencedores.
Sofhia Turi de Oliveira Dias, aluna do 5º ano da Emef Flor de Cactus, em Feu Rosa, tirou o segundo lugar na categoria desenho.
Jaissa Apóstolos dos Santos e Thais Lacerda, alunas do 9º ano da Emef Irmã Dulce, em Parque Residencial de Tubarão, obtiveram a segunda colocação na categoria conto.
Já o grupo formado por Arthur dos Santos, Beatriz Lira Silva, Karolayne Caetano dos Santos, Nicolly da Silva Francisco e Victor de Assis Petersen, alunos do 9º ano da Emef Maria Istela Modenesi, em Bairro das Laranjeiras.
Prêmios
A premiação contemplou os estudantes que conquistarem o primeiro lugar com smartphone. Já aqueles que alcançaram o segundo lugar, puderam escolher entre uma assistente virtual Alexa, um fone de ouvido ou um smartwatch. A criança ou adolescente que ficou em terceiro levou para casa uma caixa de som.
O MPT na Escola também prestigiou com prêmios os professores cujos alunos conquistaram o primeiro lugar.
A equipe da Gerência de Programas de Apoio Pedagógico (Gpap) da Educação da Serra foi premiada com o troféu de “Município Mais Dedicado da Região da Grande Vitória no projeto MPT na Escola 2024”. O município recebeu um televisor de 42 polegadas.
Números
Neste ano, o projeto foi implementado em 14 municípios capixabas, incluindo: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Ibatiba, Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Ao todo, foram inscritas 232 escolas para participar da iniciativa, com o envolvimento de 44.705 alunos e 1.989 profissionais da educação.
Durante o projeto, os estudantes desenvolveram atividades em sala de aula relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, com o intuito de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, ressaltando a devida importância e visibilidade à temática.
MPT na Escola
A premiação foi dividida em três grupos: o grupo 1, que contempla alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental; o grupo 2, com estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental; e o grupo 3, com a participação de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental.
As turmas do grupo 1 ficam responsáveis por produções criativas sobre trabalho infantil; os estudantes do grupo 2 desenvolveram projetos sobre a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes; e o grupo 3 abordou a temática da segurança e saúde nas escolas e no trabalho.