Cuidados dos profissionais dos cemitérios da Serra para evitar o coronavírus

Todos os funcionários foram orientados quanto ao novo coronavírus e recebem os equipamentos de proteção individual para os procedimentos funerários

Cuidados dos profissionais dos cemitérios da Serra para evitar o coronavírus

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Sese/PMS

Os profissionais que atuam nos seis cemitérios municipais da Serra, entre eles os coveiros, desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus estão exercendo suas funções devidamente equipados. Os profissionais usam máscaras, luvas, macacão, botas, entre outros equipamentos. Além disso, a redução de pessoas durante velórios e enterros foi determinada no município também como forma de prevenção.

De acordo com o secretário de Serviços (Sese) da Serra, Edmo Pires, essas ações mostram o compromisso da gestão com os profissionais da área e também com o município. ”Alguns serviços são essenciais e não podem parar. Então, o nosso compromisso é garantir que essas pessoas estarão seguras durante o exercício de suas atividades. Isso protege os profissionais, seus familiares e toda a população da Serra”, ressalta Edmo.

Medidas

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), adotou medidas especiais de funcionamento para os seis cemitérios municipais.

Foi reduzido para dez o número de pessoas que podem acessar as salas de velórios (capelas), em casos de mortes em geral. Quanto ao tempo dos velórios, a orientação é para que dure, no máximo, quatro horas e que, em seguida, seja feito o sepultamento. No caso de morte confirmada por covid-19, não são realizados velórios.

Todos os funcionários foram orientados quanto ao novo coronavírus e recebem os equipamentos de proteção individual para os procedimentos funerários.

O secretário Adjunto de Serviços (Sese) da Serra, Igor Elson de Almeida, ressalta que o momento exige medidas mais rígidas. “Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações nos cemitérios. Tudo isso com o propósito de evitar a circulação do vírus, até que possamos retomar nossas atividades normalmente", disse.

Na Serra, os cemitérios públicos municipais ficam em Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (Serra-Sede) e São Domingos.