Atenção, motorista: derramar óleo na pista é infração gravíssima e pode provocar acidentes fatais

A fim de prevenir acidentes devido ao asfalto escorregadio, os agentes de trânsito sinalizam o local e usam serragem para remover o óleo

Atenção, motorista: derramar óleo na pista é infração gravíssima e pode provocar acidentes fatais


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/DOT-PMS

Nos últimos dias, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) atuou em três ocorrências com derramamento de substâncias nas pistas, realizando a sinalização e a limpeza da via para prevenir acidentes. 

O primeiro caso ocorreu no dia 10, quando um caminhão que passava pela avenida Eudes Scherrer deixou um rastro de óleo na pista. A fim de prevenir acidentes por causa do asfalto escorregadio, os agentes de trânsito sinalizaram o local e usaram serragem para remover o óleo. 

No sábado (13), um veículo que transportava massa corrida deixou parte da carga cair na pista. Mais uma vez os agentes chegaram pouco depois do incidente, sinalizaram a via e retiraram a substância, impedindo que algum veículo pudesse derrapar por causa do material escorregadio. Esta ocorrência foi na avenida Talma Rodrigues, em uma curva acentuada que aumentava os riscos de acidente. 

Na última segunda-feira (15), foi registrado mais um derramamento de óleo na pista, desta vez na avenida Norte-Sul, na altura do bairro São Geraldo. Os agentes atuaram imediatamente, isolaram a vida e espalharam serragem para retirar o óleo, evitando que motoristas ou motociclistas desavisados se envolvessem em acidentes. 

Transitar com o veículo derramando óleo ou combustível, assim como transitar derrubando a carga transportada são infrações gravíssimas, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação. 

O diretor do DOT, Fábio Alves, destaca que substâncias como areia ou óleo podem provocar acidentes graves, por isso lembra da importância de manter a manutenção do veículo em dia e acondicionar corretamente as cargas transportadas. “Pista escorregadia é um perigo, principalmente para motociclistas, por isso, ao detectar o problema, o DOT imediatamente envia uma equipe ao local para sinalizar e efetuar a retirada dos resíduos”. 

Ao perceber a presença de alguma substância escorregadia na pista, o cidadão pode ajudar acionando o Ciodes, pelo telefone 190, ou o plantão do Departamento de Operações de Trânsito, por meio do telefone 3252-3711.