Atividades do Novembro Azul continuam na Serra

Na programação: testes rápidos, palestras e atividades físicas

Atividades do Novembro Azul continuam na Serra

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

As atividades do Novembro Azul continuam na Serra. As unidades de saúde dedicaram suas ações à conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata. Na programação: testes rápidos, palestras e atividades físicas.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

Nesta quinta-feira (14), a partir das 8 horas, a Unidade Regional de Serra-Sede vai oferecer uma recepção especial para os pacientes com café da manhã. Hoje, o foco será o rastreamento da diabetes mellitus com aferição de pressão, controle da glicemia e medição antropométrica. Até o dia 30 de novembro, a saúde do homem é destaque nos grupos de Tabagismo, Hiperdia e Planejamento Familiar.

No Dia D de Conscientização do Novembro Azul, que acontecerá na próxima sexta-feira (22), será realizado o “Clube do Bolinha”, na AEST, a partir das 8 horas. A organização é do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), e a ideia é reunir os homens que participam dos grupos de Hiperdia.

A expectativa é reunir 300 pessoas. Será apresentado um teatro sobre câncer de próstata, e haverá atividades recreativas como futebol (alunos x professores), vôlei adaptado, hidroginástica e jogos de mesa.

Também na sexta (22), a Unidade de Saúde de Oceania realiza evento na associação de moradores do bairro, a partir das 9 horas. Entre os serviços: verificação da pressão arterial, medição da glicemia capilar, testes rápidos de HIV e sífilis, e solicitação de exames.

Uma grande ação de mobilização está prevista para segunda-feira (25), no Pró-Cidadão da Serra, um local de grande circulação de pessoas. A ideia é sensibilizar os homens na tentativa de ampliar sua visão sobre a prevenção de agravos à saúde.

Além da abordagem de conscientização, no local também haverá equipes para aferição de pressão e medição da glicemia. Participam da ação o Proef e as referências técnicas da Prefeitura da Serra em Nutrição e Saúde do Homem.