Bairro Palmeiras vai receber regularização fundiária e iluminação em LED

Ordens de serviço foram assinadas na noite da última terça-feira (12)

Bairro Palmeiras vai receber regularização fundiária e iluminação em LED

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Dayana Souza

Moradores do bairro Palmeiras compareceram na noite da última terça-feira (12) à cerimônia de assinatura de duas ordens de serviço que vão trazer melhorias para a localidade: a regularização fundiária de 900 lotes e a instalação de 270 luminárias de LED.

O evento contou com a presença do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, vereadores, líderes comunitários e parte do secretariado municipal. Tudo aconteceu no Galpão do Thiago, na rua Dorian Castelo Miguel.

Vidigal lembrou que o bairro completa 30 anos de fundação em outubro e os moradores merecem ter a segurança jurídica de posse de seu próprio patrimônio com o programa “Seu Lar Todo Seu”.

“Iremos regularizar gratuitamente todas as residências construídas nos 900 lotes de Palmeiras. O processo de regularização será iniciado esta semana e, certamente, no Natal deste ano, vocês estarão com o título do imóvel em que habitam em mãos”, destacou.

O prefeito lembrou que o programa está regularizando em toda a Serra, somente em 2023, um total de 22 mil imóveis. O investimento é de R$ 15 milhões e alcança 12 bairros.

A secretária de Habitação da Serra, Cláudia Silva, reforçou que as etapas do processo serão agilizadas.

“Iremos iniciar o cadastro, com os trabalhos de cartografia, estudos preliminares, cadastro dos projetos e contato com o cartório para os registros. Vamos identificar os lotes e as respectivas quadras. Falar de regularização fundiária é falar também de gente, de pessoas que ocupam esses espaços”, apontou.

O líder comunitário Vaguinho Lima disse que o projeto é uma grande vitória esperada por gerações de moradores. “Tenho 27 anos, cresci aqui. Este programa é uma conquista principalmente para quem mora na primeira etapa pois esperam pela regularização de seus terrenos há mais de 30 anos”, informou.

Mais do que um documento, a escritura representa a segurança jurídica para essas pessoas que passam a ser donos não só de fato, mas juridicamente, das casas onde residem. Com esses títulos de propriedade em mãos, as pessoas poderão ter acesso a crédito bancário, vender os imóveis e deixar uma herança para seus sucessores.

Serra Mais Luz

O bairro terá todo o seu parque de iluminação trocado por lâmpadas de LED. O secretário de Serviços, Enivaldo Dias, anunciou que o trabalho já começa nesta quarta-feira (13).

“O serviço deve durar nove dias. Serão substituídas 270 luminárias num investimento de R$ 200 mil. Com maior capacidade de performance e gasto energético menor, a iluminação em LED representa uma economia anual de R$ 38.400 em Palmeiras”, contabilizou.

Cerca de 92% do território da Serra já teve luminárias substituídas por LED por meio do programa "Serra Mais Luz". "A Serra possui mais de 70 mil pontos de luz e estamos transformando tudo em LED com recursos próprios, por meio da economia que estamos fazendo com esse projeto", destacou o prefeito.