Serra atleta: bolsistas se destacam no BMX e colocam o Espírito Santo no pódio internacional

Os atletas serranos Maria Neves e Carlos Eduardo garantiram lugar no pódio na competições de ciclismo internacional

Serra atleta: bolsistas se destacam no BMX e colocam o Espírito Santo no pódio internacional


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Arquivo Setur

O fim de semana foi marcado por conquistas expressivas para atletas serranos! Dois bolsistas do programa Serra Atleta, Maria Neves Neo Pereira e Carlos Eduardo de Lima, brilharam e colocaram a Serra no pódio do Campeonato Ibero-Americano e da final do Sul-Americano de BMX, realizados no último fim de semana, no Rio de Janeiro.

A atleta Maria Neves conquistou a segunda colocação em ambas as competições, demonstrando consistência, técnica e alto rendimento. Outro destaque foi Carlos Eduardo de Lima, que, após competir no Chile, somou pontos importantes no circuito e encerrou o evento em 3º lugar no ranking latino-americano.

Maria se prepara agora para ingressar nas categorias profissionais do esporte e já desponta como uma das principais promessas do ciclismo nacional — podendo se tornar a primeira atleta da modalidade a representar o Espírito Santo em uma Olimpíada. Carlos, por sua vez, consolida sua trajetória ascendente e reafirma seu lugar entre os melhores da modalidade.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Madeira, destaca que os resultados evidenciam a importância da pista de bicicross localizada na Serra — única no Espírito Santo com dimensões oficiais.

“Esse espaço tem sido fundamental para o desenvolvimento de talentos e para a formação de atletas de alto rendimento, como Maria e Carlos. As conquistas deste fim de semana são motivo de orgulho para a cidade da Serra e mostram que, com investimento em infraestrutura e programas de incentivo como o Serra Atleta, o Espírito Santo pode alçar voos ainda mais altos no cenário internacional”, reforçou o secretário.

Serra Atleta

O Serra Atleta é um programa de incentivo a atletas e paratletas serranos, uma iniciativa da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur). Atualmente, 127 atletas e paratletas são contemplados pelo programa. O Serra Atleta apoia esportistas de modalidades individuais com idade mínima de 12 anos, moradores da Serra, que estejam matriculados e com frequência escolar regular.