Bloco da conscientização: a luta pela erradicação do trabalho infantil foi levada para o Sambão do Povo

O desfile aconteceu na sexta (10), e contou com a participação das equipes do PETI - Serra; CREAS; CRAS; Conselheiros Tutelares e representantes de OSC's.

Bloco da conscientização: a luta pela erradicação do trabalho infantil foi levada para o Sambão do Povo


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Edson Reis / Secom - PMS

Visando divulgar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e a importância de combatê-lo, a Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas) participou, na última sexta-feira (10), do desfile das escolas de samba, no Sambão do Povo.

A iniciativa integra as estratégias de ação da equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI-ES) que visa sensibilizar e informar o público capixaba sobre os graves danos, individuais e sociais, quando crianças e adolescentes são explorados laboral e sexualmente.

Panfletagem e interação

Com material informativo, faixas e adereços, os servidores da Semas interagiram com o público presente, aproveitando o clima festivo para passar a mensagem. O bloco desfilou na avenida com carro de som, bateria e música autoral.

Segundo a secretária de Assistência Social Cláudia Silva, que também participou do desfile, contou: "Foi uma ação muito importante para potencializar a rede de proteção às nossas crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Nossas equipes do PETI - Serra, CREAS, CRAS, Conselheiros Tutelares e representantes de OSC's parceiras marcaram presença, sensibilizando e motivando reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância da garantia dos direitos para o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes".

Campanha e Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é uma proposta de caráter nacional, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que busca sensibilizar, mobilizar e articular os agentes institucionais governamentais e da sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente.