Cem dias de gestão: Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer

Reestruturação da Sede da Setur, revisão de contratos e mobilização do Trade para a retomada do turismo na Serra foram algumas das ações.

Cem dias de gestão: Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

Já se passaram 100 dias de uma nova gestão em nossa cidade. Polo de diversas manifestações culturais, a Serra conta com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) que vem prestar conta de suas ações nesses primeiros meses.

“De forma bem direta nosso maior desafio nesses 100 dias de gestão foi arrumar a casa. Reestruturamos a sede da Secretaria para dar dignidade aos servidores e aos atendimentos à população. E, após, revisar contratos e corrigir procedimentos irregulares recuperamos mais de R$ 300 mil. Nossa energia está agora voltada para apoiar o setor cultural contemplado na Lei de Auxílio Emergencial da Cultura, a fim de apoiar a execução de projetos e na prestação de contas", explicou o secretário da pasta, Thiago Carreiro.

Ainda de acordo com Thiago, "outra prioridade é a mobilização do Trade para a retomada do turismo e reestruturar as leis de incentivo à cultura Lei Chico Prego e a do Incentivo ao Esporte Roberto Siqueira, além da manutenção do maior número possível de equipamentos esportivos e culturais da Serra".

Entre as ações de destaque da Setur, está a ação de mobilização junto aos empresários do turismo da Serra para aderirem ao Selo Turismo Responsável, sendo o primeiro passo da Setur para a retomada da atividade em nosso município. Essa iniciativa visa dar conforto e segurança aos turistas, certificando que os empreendimentos turísticos adotam medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

Outras relevantes ações da Setur nesses primeiros 100 dias de gestão foram:

A Criação de um guia turístico digital da cidade, a implantação de um sistema de informações turísticas do município, denominado de Observatório do Turismo da Serra, um projeto de qualificação dos serviços turísticos, com treinamentos, cursos oferecidos de forma gratuita para os prestadores de serviços turísticos cadastrados no município.

Foi criado, também, o projeto piloto dos Jogos Escolares da Serra, que é uma ação integrada com a Secretaria de Educação (Sedu), para classificação dos jogos estaduais do Espírito Santo.

Foi realizada a reabertura para visitação do Monumento Reis Magos em Nova Almeida, seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19.

A Setur criou um espaço aberto ao público para realização de reuniões de negócios, localizado em Valparaíso, anexo à Biblioteca. O espaço é equipado com computadores, televisão e mesas para a realização dos encontros.

A Setur fez a entrega de 1 mil uniformes esportivos para alunos praticantes das modalidades ofertadas nos equipamentos da secretaria (Estação Cidadania Vila Nova de Colares - Estação Cidadania Novo Porto Canoa - Arena Jacaraípe).

Houve, ainda, a aprovação junto ao conselho de cultura estadual do projeto conceitual da segunda etapa da obra de revitalização da Ruína de Queimado, com verba de R$ 3,5 milhões, captada do Governo Federal.

E, para finalizar, a implantação da nova sede da Setur, para proporcionar o melhor ambiente de trabalho para os servidores e atendimento aos munícipes.