Centro Cultural Eliziário Rangel abre inscrição para projeto Escola no Teatro

Em parceria com a Sedu, companhia artística promove sessões gratuitas para escolas no teatro do bairro São Diogo

Centro Cultural Eliziário Rangel abre inscrição para projeto Escola no Teatro


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Divulgação

Emefs interessadas em promover visitas de alunos do 5º ao 9º anos ao Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, já podem se inscrever no “Projeto Escola no Teatro Eliziário Rangel” (Peter).

A ideia é que estudantes tenham uma experiência teatral fora da escola, ao assistirem ao espetáculo “Farrapo’s Circu’s”, montagem inédita da companhia de artistas do próprio centro cultural.

As unidades de ensino inscritas terão à disposição transporte gratuito, sendo um ônibus por turno, com 40 vagas cada. As inscrições podem ser feitas clicando neste link: Inscrição para o PETER

A ação é viabilizada com recursos do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência da Serra (FIA), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), e terá a duração de 10 meses de apresentações, começando em novembro de 2023 indo até agosto de 2024.

O dia e horário das apresentações serão às terças e quartas, às 9h (turno matutino) e 14h (turno vespertino), com duração de 40 minutos. 

As inscrições estarão disponíveis durante a temporada da peça.

“O Peter é a consolidação de um desejo muito forte em nós em defesa da democratização e difusão do teatro na cidade de Serra. Ele é a ampliação da experiência que tivemos com o Festival de Escolas no Teatro Eliziário Rangel, em 2021. O Peter é a renovação da aposta de uma cidade melhor através da difusão teatral, que mais do que formar plateia, forja vidas mais interessantes de serem vividas”, explica Antônio Vitor, psicólogo, diretor do centro cultural e coordenador geral do projeto.

O espetáculo

O “Farrapo’s Circu’s” é uma peça de linguagem híbrida que passeia entre o circo e o teatro composto por um coletivo de atores e atrizes em construção que se reuniram com o mesmo propósito: o de compor um imaginário de histórias circenses que variam entre o cômico e o lírico, entre o grotesco e o sublime.

A trupe conta com a Menina Relíquia, a contorcionista Can Can-torcionista, a Des-equilibrista e o Globo da Morte.

Em formato de números circenses e gags de palhaços, o “Farrapo’s Circu’s” quer mostrar o que existe de real e inusitado no ser humano, o olhar cru sobre nós mesmos, fazendo emergir entre a expectativa e a realidade uma brecha valiosíssima que nos convida à alegria valorizando a simplicidade.

Centro Cultural

O Centro Cultural Eliziário Rangel foi fundado em novembro de 2016. Funciona em um prédio dividido em 12 ambientes, onde estão instalados biblioteca, teatro, galeria de artes e um café bar. Cada espaço acolhe uma manifestação artística. 

O centro promove oficinas de formação artística, exposições, shows e espetáculos, entre outras atividades socioeducativas. O intuito é promover um sentimento de pertencimento do povo serrano às suas raízes. 

O nome é uma homenagem ao líder negro da Revolta do Queimado, ocorrida em 1849.