Tradição e fé: contagem regressiva para os festejos na Serra
Os festejos de São Benedito acontecem no primeiro domingo após o dia 8 de dezembro, dia do aniversário da Serra e Dia de Nossa Senhora da Conceição
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Edson Reis
A Prefeitura da Serra já está em contagem regressiva para os tradicionais festejos de fim de ano. A Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra) junto com os festeiros trabalham a todo vapor nos preparativos.
De acordo com a entidade, festeiros, carpinteiros, artesãos e mestres das bandas de congo estão mobilizados para deixar tudo pronto para as celebrações em homenagem a São Benedito, que acontecem no primeiro domingo após o dia 8 de dezembro.
O tronco de árvore que simboliza o mastro de São Benedito, na tradicional Cortada do Mastro, já foi escolhido na mata e será preparado para ser puxado pela junta de bois. Outro destaque, o Navio Palermo — um dos símbolos mais marcantes dos festejos — também está sendo preparado para seguir imponente pelas ruas da Serra Centro.
“Respeitar as tradições culturais e folclóricas locais, que são patrimônio da nossa cidade, é um dos compromissos da nossa gestão. Cada festa, cada tradição e cada manifestação cultural é um testemunho da nossa história, das nossas raízes e da nossa identidade”, afirma a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Wanessa Bruno.
Festejos
A Festa de São Benedito 2025 começa no dia 14 de dezembro com a tradicional Cortada do Mastro, a partir das 17 horas. A festa terá participação das bandas de congo, banda de música Estrela dos Artistas, junta de bois e cavaleiros. Veja a programação:
14/12 – domingo
17h - Cortada do Mastro
20/12 – (sábado)
18h - Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra
24/12 – (quarta-feira)
5h - Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
20h - Missa de Natal na Igreja Matriz
25/12 – (quinta-feira)
17h - Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h - Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h30 - Show no palco
22h30 – Show no palco
26/12 – (sexta-feira)
09h - Missa do Serrano na Igreja Matriz
11h - Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h - Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 - Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h - Fincada do Mastro e Show Pirotécnico
21h30 – Show no palco
22h30 - Show no palco
27/12 – (sábado)
19h - Desfile das Bandas de Congo
21h30 – Show no palco
22h30 – Show no palco
Encerramento dos festejos
Domingo de Páscoa – Derrubada do Mastro.
Histórico da Festa
A Festa de São Benedito é uma das maiores celebrações do Estado em homenagem ao santo negro e, neste ano, completará 180 anos de fé e tradição. A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas participem dos festejos.
O Ciclo Folclórico e Religioso da Serra é realizado todos os anos, com celebrações tradicionais em Serra Sede, Nova Almeida, Manguinhos, Jacaraípe, Pitanga e Santiago. A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra), com apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
História da ABC/Serra
A Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 9 de julho de 1986 pelo saudoso Mestre Antônio Rosa, filho de João Rosa Machado e Ignácia Queiroz.
O Mestre herdou do pai a missão de preservar as bandas de congo e suas tradições. Após seu falecimento, em 1999, a condução da entidade passou a ser responsabilidade de seus sucessores e familiares.
Desde 2000, a ABC/Serra desenvolve importantes ações em prol da preservação do congo serrano. Entre os projetos realizados estão a gravação dos álbuns “Congo, o Canto da Alma” (volumes I e II), oficinas de instrumentos, o projeto Congo na Escola, apresentações em eventos culturais por todo o Brasil e o resgate e realização de festejos tradicionais, como as festas de São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Sant’Ana e Nossa Senhora do Rosário.
A associação reúne cerca de 19 bandas filiadas, adultas e mirins, distribuídas por diversos bairros da Serra. Em 2013, inaugurou sua sede oficial no bairro São Domingos, em Serra Sede, espaço que reúne acervo histórico permanente e infraestrutura para reuniões e atividades da entidade. Atualmente, o local recebe estudantes, pesquisadores e instituições interessadas em conhecer mais sobre o congo serrano.