Convênio garante ampliação dos serviços no Hospital Municipal Materno Infantil

São 60 leitos de enfermaria pediátrica e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs)

Convênio garante ampliação dos serviços no Hospital Municipal Materno Infantil

Texto: Amanda Amaral - Foto: Dayana Souza/Secom-PMS

Foi assinado na tarde desta quinta-feira (20) um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra para o repasse mensal de R$ 2.535.564,80 visando a contratualização de leitos pediátricos e cirurgias pediátricas eletivas no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), localizado em Colina de Laranjeiras.

A assinatura aconteceu no próprio Hospital, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

"Essa é uma grande conquista para a Serra, e já foram realizadas aqui 25 internações na ala pediátrica. Também vai ajudar o Estado com o Himaba e o Hospital Infantil, visto que as crianças da Serra não vão precisar ir mais para lá", explicou o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

O governador do Estado,  Renato Casagrande, lembrou o município já possui três grandes hospitais - Dório Silva, Dr. Jayme Santos Neves e o Materno Infantil,  este último de gestão municipal. "A Serra é o maior município do Estado, então precisamos fazer estes investimentos aqui para fortalecer o Sistema Único de Saúde", disse.

Desde o último dia 11, o HMMI passou a contar com 70 novos leitos, distribuídos entre 60 leitos de enfermaria pediátrica, que já realizam internações, e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs), cujo funcionamento será em breve.

O Hospital passou também a oferecer cirurgias pediátricas eletivas, com avaliação pré-operatória e pós-operatória. O atendimento na ala Infantil do HMMI é 24 horas e para crianças de 28 dias a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

"A Serra é a que mais investe em saúde e este convênio é um instrumento muito importante para as mães do município e seus filhos", comentou a secretária de Saúde da Serra,  Fernanda Coimbra.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou a importância dessa expansão. "A ampliação dos leitos e a inclusão das cirurgias pediátricas eletivas no HMMI representam um avanço significativo na qualidade e na capacidade de atendimento do hospital. Estamos comprometidos em proporcionar um cuidado mais humanizado e eficiente, garantindo que nossas crianças recebam o melhor atendimento possível perto de suas famílias."

Novos serviços do HMMI:
Leitos de enfermaria pediátrica - 60 vagas
UTIP - 10 vagas
Cirurgias pediátricas eletivas

Sobre o Hospital Municipal Materno Infantil

O HMMI foi inaugurado em fevereiro de 2022, e funciona com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual, Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas, sete quartos PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) e 10 leitos de cirurgia ginecológica.

Já foram realizados no local desde o início de seu funcionamento mais de 8,6 mil partos, além de mais de 43,4 mil atendimentos, mais de 13,3 mil internações e cerca de 580 cirurgias ginecológicas eletivas.

Banco de leite

Em fevereiro de 2024, foi inaugurado o Banco de Leite Humano (BLH) do HMMI, o primeiro municipal no Estado. O local coleta e processa leite humano pasteurizado com qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso, faz coleta domiciliar, além de dar apoio ao aleitamento materno e orientação às mulheres que apresentam dificuldade ao amamentar.

Parto Humanizado

O HMMI, desde a sua inauguração, prioriza o parto humanizado, que consiste na assistência da mulher em todas as etapas. É um conjunto de procedimentos, que vão desde a gestação até o puerpério. A mulher é protagonista e as vontades e características da gestante são consideradas.

Outros serviços

A carta de serviços oferecida pelo Hospital inclui a “Árvore da Vida” - uma lembrança afetiva da placenta, entregue como um presente para as mamães após o parto normal. Outra inovação é o absorvente gelado preparado com chá de camomila para as mulheres que realizam parto normal. Além de abrigar um Cartório para que os bebês já saiam devidamente registrados, o HMMI também realiza, por exemplo, o Plano de Parto, parceria com doulas, e atendimento à pessoas em situação de violência sexual.