CRAS Itinerante é entregue à população da Serra nesta segunda (22)

O primeiro destino é a Grande Nova Almeida

CRAS Itinerante é entregue à população da Serra nesta segunda (22)

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

A Serra mais uma vez inova no cuidado e prestação de serviço para a população, confirmando a principal vocação desta gestão, que é cuidar de pessoas! A partir desta segunda-feira (22), o município conta com um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Itinerante, que percorrerá todos os bairros, levando os serviços para quem precisa. E o primeiro local a receber a novidade é Nova Almeida, beneficiando cerca de 30 mil habitantes.

O Cras Itinerante vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, acolhendo e atendendo todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, seja para realizar ou atualizar o Cadastro Único, que garante a inserção em vários programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, ou para o encaminhamento para outro serviço prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Só em Nova Almeida, são cerca de 15 mil beneficiários do CadÚnico. O veículo, totalmente adaptado às demandas de um CRAS, e com acessibilidade.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, aproveitou a inauguração para agradecer toda a equipe da Semas pelo empenho. “Foi um projeto construído a várias mãos, por muitos servidores que hoje estão aqui presentes. O município da Serra tem uma dívida social muito grande com a população e o CRAS Itinerante demonstra o compromisso da gestão  em alcançar a população em vulnerabilidade social, levando a todos os nossos serviços, que vão muito além do repasse de benefícios sociais”, pontua.

“Com o CRAS Itinerante pretendemos tornar visíveis para a proteção socioassistencial e, claro, para outras políticas públicas, famílias que até então não estão inseridas no CadÚnico, bem como a promoção do acesso à renda aos que estão nos critérios, porém não contam com esta proteção. Também será possível incluir em atendimento e acompanhamento famílias cujas vulnerabilidades são relacionais, além de atuar de forma preventiva no território, aproximando as famílias das equipes de referência e inserindo-as nos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais”, explica Cláudia Silva.

“Todo o trabalho desenvolvido pela gestão visa o pleno desenvolvimento social das famílias do município da Serra, garantindo a elas acesso a serviços de qualidade e que atendam às suas necessidades básicas. É a prefeitura da Serra, na gestão do nosso prefeito Sergio Vidigal, e através da Secretaria de Assistência Social, investindo na proteção social dos cidadãos e garantindo a dignidade que todos", conclui a secretária.

O prefeito Sergio Vidigal pontua: “Não basta fazer obras, precisamos investir no ser humano. O distrito de Nova Almeida é maior que o município de Vitória, só para termos noção do tamanho da Serra e de nossos desafios. Então temos que fazer esse tipo de investimento, diferente de outras cidades. Estamos preocupados em cuidar de pessoas e é por isso que hoje o CRAS começa a circular aqui em Nova Almeida, que logo ganhará um equipamento fixo, permitindo que o veículo circule em outros bairros”.

O CRAS Itinerante está localizado na Av. Edvaldo Lima, Nova Almeida, no pátio do Centro de Convivência do Idoso (CCI).