Dia Mundial do Turismo: Serra celebra sucesso de programa de fomento à atividade turística

Em apenas quatro meses de atuação, o programa Turistando já levou mais de 5 mil estudantes pra conhecer pontos turísticos da Serra

Dia Mundial do Turismo: Serra celebra sucesso de programa de fomento à atividade turística


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Arquivo Setur

Hoje, 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo, uma data especial para celebrar a rica diversidade cultural e os atrativos turísticos de todo o mundo. Para homenagear essa data, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), celebra o sucesso do programa Turistando na Serra. Em apenas quatro meses de implantação, o programa já levou mais de 5 mil estudantes da Serra e de outras cidades capixabas para vivenciar a experiência das visitas guiadas.

Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer de perto a história e a cultura da Serra, através de visitas ao Sítio Histórico São José do Queimado, ao Museu da Serra e à Igreja Reis Magos, em Nova Almeida.

O programa "Turistando na Serra"  tem objetivo de promover o desenvolvimento turístico da Serra, valorizando seus recursos naturais, históricos, culturais e esportivos para gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para a população residente, além de atrair visitantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento da cidade. 

"Iniciamos o programa com um dos eixos do projeto A Serra é Nossa, levando estudantes para conhecer e visitar os equipamentos históricos: Sítio Histórico Queimado, Igreja Reis Magos e o Museu Histórico da Serra. As experiências estão sendo incríveis onde os jovens estão conhecendo a história e cultura, onde vivem", explica o secretário municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer, Anderson Madeira.

O secretário reforça ainda que a Serra se consolida cada vez mais como um destino turístico de excelência, oferecendo uma experiência completa e inesquecível para todos os visitantes. "Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o potencial turistico de nossa cidade para que estejamos cada vez mais preparados para receber turistas com qualidade, oferecendo, além das experiências à beira-mar, vivências únicas como os passeios no agroturismo e visitas nos equipamentos históricos e culturais”, aponta o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Anderson Madeira.

Experiências incríveis

A estudante Maria Luiza Malof, da Escola Elice Baptista Gáudio de Serra Dourada II, aprovou o projeto e relatou que a experiência superou as expectativas. “Ir ao Sítio Histórico de São José do Queimado superou minhas expectativas. Simplesmente uma experiência única. Nós alunos vivenciamos e descobrimos as histórias e origens de lá”, relata.

"Considerando a agitação natural dos alunos, temia que a atividade não atingisse o objetivo. No entanto, para minha a surpresa e dos demais professores, a resposta foi extraordinária. Os alunos tiveram um comportamento exemplar, demonstrando grande curiosidade durante as palestras, interagindo e engajaram com o tema”, declara o professor da Escola Elice Baptista Gáudio, Alexandre dos Santos.

“A viagem foi bem interessante, pois deu para conhecer melhor a história e ver coisas que normalmente a gente só escutar falar. Uma experiência diferente e bem legal. Foi um dia de muita diversão e aprendizado”, contou o estudante Pedro Henrique Guimarães da Escola Estadual de Dr. Silva Melo de Guarapari.

A assistente social da Apae da Serra, Dulcinéia Fátima, que acompanhou a visita na Igreja Reis Magos, em Nova Almeida, também aprovou a iniciativa. “A visita a Reis Magos possibilitou que nossos atendidos vivenciassem, de forma prática, conteúdos que muitas vezes só conheciam por imagens ou relatos. Essa experiência trouxe aprendizado cultural, histórico e social, estimulando a autonomia, o interesse pela comunidade e a valorização do patrimônio local.”

O Programa "Turistando na Serra" funciona em parceria com as secretarias municipais de Educação (Sedu), Assistência Social (Semas), Comunicação (Secom), Defesa Social (Sedes), além de instituições sociais parceiras. O Turistando na Serra possui três eixos de atuação: projeto A Serra é Nossa, Visite a Serra e o projeto Invista na Serra, o programa promete impulsionar e valorizar o turismo na cidade.