Direito da Pessoa Idosa: Serra inaugura primeiro Centro Dia do Estado
O evento aconteceu nesta quinta-feira (28)
Texto: Grazieli Esposti
- Foto: Dayana Souza
Ampliação da rede de cuidados e a garantia de um espaço para que os idosos e seus familiares vivenciem experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos. Este é o principal objetivo do Centro Dia Para a Pessoa Idosa, uma importante entrega da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), que aconteceu nesta quinta-feira (28), em José de Anchieta.
O espaço, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, oferecerá atividades e oficinas que promovam o desenvolvimento da autoestima e a autonomia das pessoas idosas, tais como fisioterapia, alimentação com cardápio elaborado por nutricionista e o acompanhamento psicossocial para a pessoa idosa e sua família. Também será disponibilizado transporte para os usuários que necessitarem.
"O Brasil possui mais de 23 milhões de pessoas idosas, acima de 60 anos, e a tendência é só aumentar. E nós, poder público, precisamos garantir que eles envelheçam com qualidade e dignidade e é exatamente este o papel do Centro Dia, que hoje inauguramos aqui", comemorou o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.
"Hoje foi um dos dias mais esperados dos últimos tempos. Inaugurar o Centro Dia Para a Pessoa Idosa é mais que a realização de um sonho, é a certeza de que estamos deixando para a população um serviço consolidado, que realmente fará a diferença na vida das pessoas", comentou a secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva.
Para Cyntia Figueira Grillo, secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, a inauguração do Centro Dia é um marco histórico para o Espírito Santo. "Precisamos replicar esse serviço em outros municípios do Estado, principalmente na região metropolitana. É nosso dever garantir os direitos das pessoas idosas, o que inclui a manutenção do vínculo com suas famílias".