Diretores e colaboradores do IPS certificados pela Secretaria de Previdência

O quesito para a certificação institucional foi Pró -Gestão

Diretores e colaboradores do IPS certificados pela Secretaria de Previdência


Texto: Daniel Vargas - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Melhorar o processo de escolha de dirigentes e colaboradores, com exigência de critérios mínimos relativos à qualificação pessoal e técnica, esse é o objetivo principal da certificação profissional da Secretaria de Previdência (SPREV). No IPS, a Diretoria-Executiva deu o exemplo, certificou todos os seus membros e estimulou a equipe a fazer o mesmo. 

Resultado: já há servidores do Departamento de Previdência, Administrativo, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Procuradoria-Geral, além de representantes do Conselho Deliberativo certificados.

Todos eles participaram do preparatório com o professor especialista em Gestão Previdenciária, Milton Moreira, o qual foi promovido pelo Instituto em maio do ano passado.

Após obterem dicas e realizarem simulados, submeteram-se a exames de nível básico, intermediário ou avançado do Instituto Totum, empresa autorizada pela Secretaria de Previdência para esse fim.

Conforme as regras da SPREV, foram exigidos ainda dos dirigentes: comprovação de formação em nível superior e experiência de, no mínimo, dois anos, conforme o cargo ou função, nas áreas previdenciária, financeira, administrativa, contábil, jurídica, atuarial, de fiscalização ou auditoria.

O conteúdo programático das provas envolveu desde questões mais simples, como princípios de seguridade social, até mais complexas, sobre gestão atuarial e de investimentos, e variou de acordo com o tipo de certificação pleiteada: de dirigente da unidade gestora; membro do Conselho Deliberativo; responsável pela gestão das aplicações dos recursos ou membro do Comitê de Investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A diretora-presidente Christiani Vieira ficou orgulhosa com os resultados da equipe. 

“Temos um corpo técnico e um Conselho muito capazes. Continuaremos estimulando novos colaboradores a se certificarem e desafiando aqueles que já foram aprovados a buscarem um nível mais alto de certificação. Isso porque se trata de um programa de formação continuada que leva em consideração os títulos e a experiência dos servidores. É mais conhecimento na hora de tomar decisões e maior entendimento para atender o público de modo humanizado”, disse.

E lembrou: “Precisamos atingir um número mínimo de colaboradores certificados para cumprirmos com os requisitos de nossa certificação institucional Pró-Gestão. Em breve, teremos um retorno a respeito dela por parte da empresa Vanzolini”.