Empresas podem emitir alvará de funcionamento pela internet

Assim que o alvará de licença para funcionamento provisório for solicitado no portal simplifica, ele ficará disponível para impressão

Empresas podem emitir alvará de funcionamento pela internet

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Com o Simplifica Serra ficou muito mais fácil abrir ou regularizar a sua empresa. A partir de agora, as empresas, de todos os portes, podem emitir seu alvará de funcionamento pela internet, por meio do portal: www.simplifica.es.gov.br.

“O alvará de licença para funcionamento pode ser emitido online a partir de agora. Basta que o empreendedor faça o upload dos documentos solicitados. Após análise da Secretaria da Fazenda, será disponibilizado acesso ao alvará. Tal opção está disponível para todas as empresas”, disse o secretário da Fazenda (Sefa), Pedro Firme.

Pedro Firme explica que as novas empresas que não desenvolvem atividades de alto risco também poderão obter o alvará de licença para funcionamento provisório, com validade de 180 dias, para iniciar suas atividades no município da Serra, sem a exigência de documentos ou vistoria prévia por qualquer órgão. “Basta que o alvará provisório seja solicitado no portal simplifica e ele ficará disponível para impressão”.

Agilidade

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo, todos os esforços estão sendo feitos para oferecer mais comodidade, agilidade e economia para os empreendedores. “Com o Simplifica Serra estamos oferecendo um ambiente único para as empesas emitirem licenças e alvarás. Além disso, o empresário não tem mais o gasto com várias cópias de documentos ou precisa se deslocar até a prefeitura para emitir alvarás de funcionamento e sanitário, tudo será feito online”.

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lúcia Dornellas, também lembra que caso o empreendedor esqueça de fazer o upload de algum documento, o sistema, automaticamente, comunica o empresário.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, acredita que esses esforços ajudam a atrair novas empresas para o município. “Fico feliz com os avanços que estamos dando, desenvolvendo mecanismos efetivos de cooperação para facilitar a vida do empreendedor da Serra”.

Saiba mais:

- Os documentos necessários para emitir o alvará de funcionamento online são:

Certidão de acessibilidade;
Alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros;
Licença ou Dispensa Ambiental;
*Dependendo da atividade desenvolvida, podem ser solicitados outros documentos como: alvará sanitário, alvará da polícia civil e alvará da polícia federal.