Estudantes da Emef Eulália Falquetto participam de campeonato de xadrez
Competição uniu alunos e famílias e mostrou os benefícios do jogo no trabalho em sala de aula
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Sedu/divulgação
Estudantes da Emef de Tempo Integral Eulália Falquetto Gusmann participaram de um campeonato de xadrez que movimentou a quadra da escola, em Vila Nova de Colares, na última segunda-feira (2).
Cerca de 46 enxadristas se enfrentaram durante toda a manhã no chamado sistema suíço de emparelhamento. Nele, é possível organizar uma competição com um número grande de participantes em um tempo relativamente pequeno, sem necessidade de eliminar os jogadores.
Eles são agrupados conforme suas performances no jogo. O objetivo é apontar um vencedor em um número de rodadas tão pequeno quanto possível.
A competição faz parte do trabalho do professor Arisvan Lima, que utiliza o jogo como recurso pedagógico.
“O xadrez estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como a atenção e memorização, além de beneficiar a autoestima dos alunos e o melhor aproveitamento livre, além de uma importante aproximação entre pais e estudantes”, explicou.
A premiação contou com troféus e entrega de certificados. A cerimônia teve a presença da futura vice-prefeita da Serra, delegada Gracimeri Vieira e da secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino.