Festa de São Pedro: cortada do Mastro neste domingo (11), em Jacaraípe

A festa é realizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra e conta com a participação da Prefeitura da Serra, por meio da Setur

Festa de São Pedro: cortada do Mastro neste domingo (11), em Jacaraípe


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis/ Secom - PMS

No dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores de Jacaraípe e feriado no município da Serra. A comemoração, que é tradição todos os anos, integra o circuito folclórico, religioso e cultural da Serra e reúne devotos e festeiros todos os anos em Jacaraípe. 

Como parte da festa, neste domingo (11), vai acontecer a cortada do mastro, a partir das 15 horas. A concentração acontece na Igreja São Pedro e contará com a participação da Banda de Congo local, Nossa Senhora da Conceição. 

A festa é realizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra e conta com a participação da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), além do apoio da Equipe de Festeiros de São Pedro/Jacaraípe. 

Festa de São Pedro

No final deste mês, acontece a festa de São Benedito, serão quatro dias de muita festa com missas, shows, procissão e a importante fincada do Mastro com show pirotécnico.

A Festa de São Pedro em Jacaraípe é tradição no balneário e todos os anos reúne milhares de fiéis. No evento, a tradição do congo, missa e muitas músicas.

A festa é representada em três etapas. O primeiro ciclo é representado pela corte e preparação da madeira. Um tronco originalmente encontrado em brejos, da madeira guanandi, que simboliza o mastro do navio.

O segundo ciclo é quando, após escondida e preparada é colocada no navio e no dia que antecede a fincada do mastro, desce para um ponto da cidade onde após celebrado, aguarda até que possa retornar. 

O terceiro e mais esperado ciclo é a subida do mastro. Uma grande festa que arrasta uma multidão de devotos ao som de bandas de congo, fogos e muita oração. Após a chegada, representando o balanço do mar, o mastro é levado até a igreja em honra ao padroeiro para que então em seguida possa ser fincado. 

Serviço

Data: 11 de junho

Hora: 15 horas

Local: Igreja São Pedro, Jacaraípe