Fumacê: confira o itinerário do fumacê de segunda (5) a sexta (9)
Serão mais de cinquenta bairros contemplados
Texto: Rodolpho Paixão
- Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS
Tem feriado chegando, mas o combate ao mosquito da dengue é constante na Serra. Desta segunda (05) a sexta (09) as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) vão percorrer 52 bairros, com o fumacê.
Quer saber se sua comunidade está na programação desses dias? Dê uma olhada na programação completa, em anexo. Mas, adiantando um pouquinho, estão no radar: Feu Rosa, Planalto Serrano, Novo Horizonte, entre outros.
Disque-dengue
Quando falamos em combate ao Aedes aegypti, a circulação do fumacê é uma das ações realizadas pelas equipes de endemia da Vigilância Ambiental em Saúde que conta, também, com o serviço de Disque-dengue. Já está por dentro?
De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, os munícipes poderão entrar em contato pelo 3228-5394. Já, aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas, pelo 3338-9907 ou 3328-4709.
Os moradores também poderão fazer suas denúncias e sugestões, através do 98166-1472. O munícipe não precisa se identificar, muito embora seja fundamental que forneça o endereço do local denunciado, bem como ponto de referência, caso tenha. Com o número de celular, até fotos e vídeos dos locais poderão ser enviados às equipes da VAS.
Para você entender melhor como funciona o serviço, é o seguinte: toda denúncia gera uma ficha de atendimento. A partir daí, os agentes de endemia vão ao local averiguar. Há situações em que o combate já é realizado. Caso não seja, ações são traçadas para execução posterior.
Mas, aqui: o serviço Disque-dengue não é para solicitação de fumacê. O trabalho do fumacê segue um itinerário programado, contemplando todos os bairros com município, com retorno entre 15 e 20 dias.
O Colab também é um importante canal entre a Prefeitura da Serra e o morador da Serra. Você conhece? Entre os serviços que estão disponíveis no aplicativo está o acionamento das equipes da VAS.
Isso mesmo! O morador pode solicitar, pelo Colab: agendamento de visita, equipe de dengue, denúncia anônima de focos de mosquitos, instalação de tela em caixa d´água e tratamento de áreas alagadas, ou seja, que estejam com água parada.