Fundo a Fundo: Prefeitura da Serra apresenta novo edital de fomento a cultura nesta terça (16)

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Secom

A cultura na Serra segue avançando com a cidade. Para o ano de 2023, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer tem muitas novidades para os artistas serranos. E, nesta terça-feira (16), chega em grande estilo na Serra, o Fundo a Fundo, ciclo 22/23, edital de fomento à cultura.

A novidade será apresentada nesta terça-feira (16), na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Serra Sede, às 19 horas. O evento vai contar com uma mini-palestra: “O Novo Ciclo da Cultura e os Impactos na Cadeia Produtiva Cultural”, com Renata Rosa, Presidente do Fórum Estadual de Cultura do Espírito Santo  (FORCULT).

Também estão confirmadas as apresentações musicais, como da banda de congo Konshaça, da banda Estrela dos Artistas, além de um som só na voz e violão com músicos da banda Blackset.

Saiba mais sobre o edital

O Fundo a Fundo da Cultura é um programa pioneiro no país, do Governo estadual em parceria com os municípios. Ele tem por objetivo fomentar e incentivar a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

Para o ciclo de 22/23 o investimento foi de aproximadamente  930 mil reais.

O que vem por aí

As novidades na Cultura estão chegando para impulsionar novos investimentos e aprimorar o setor cultural da cidade. Uma soma considerável de recursos de fomento à cultura já se encontram ao alcance do município, oriundos de investimentos próprios, co-investimentos, bem como recursos estaduais e federais.

Até o momento, o setor de Cultura da Serra já conta com o Fundo a Fundo Patrimônio, Lei Paulo Gustavo, de ações emergenciais na cultura; Lei Aldir Blanc II e ações que trabalham na reativação da Lei Chico Prego e, a novidade, Fundo a Fundo ciclo 2023/2024.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Philipe Lemos, falou sobre os novos investimentos da cultura local. “Hoje é um dia de festa! A Serra vai receber a maior parcela de repasse da Lei Paulo Gustavo aqui no Estado. Vamos receber o maior investimento do Fundo a Fundo, programa do Governo. Além disso, teremos também a lei Aldir Blanc. É o maior incentivo cultural da história da Serra.  Isso torna a ocasião ainda mais especial. Faz com que a cidade ganhe holofote e protagonismo. O papel da cultura é conectar gerações, criar experiências e lutar por nossa história local.”

O edital e as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 19 de maio, no site da Prefeitura da Serra.