GIS DAY 2025: evento impulsiona gestão pública com inteligência territorial

ntre as soluções apresentadas, destaca-se o GeoSerra 2.0

GIS DAY 2025: evento impulsiona gestão pública com inteligência territorial


Texto: Djeisan Maria - Foto: Dayana Souza

 A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), realizou na última semana o GIS DAY 2025, evento estratégico para promover a inteligência territorial e a transformação de dados em decisões eficientes. Com mais de 100 participantes, o encontro foi de muita interação, promovendo um debate sobre o impacto das tecnologias GIS (sigla em inglês para Sistemas de Informações Geográficas) na gestão pública.

O evento se destacou pela ampla adesão de servidores municipais, com representantes de 16 secretarias, reforçando a importância do geoprocessamento em diversas áreas da gestão pública.  Além das secretarias, o evento contou com a participação de profissionais dos departamentos de Geoprocessamento das prefeituras de Vitória, Cariacica, Santa Leopoldina e Vila Velha, fortalecendo a integração regional. Servidores da CESAN e do IBGE também estiveram presentes, enriquecendo as discussões com experiências técnicas e dados estratégicos.  

O workshop foi uma iniciativa do Departamento de Geoprocessamento (Degeo), vinculado à SEICIT e contou com o apoio da Imagem Geosistemas, representante oficial da ESRI no Brasil*. A Imagem apresentou cases de sucesso e soluções inovadoras, como o ArcGIS, destacando seu papel na modernização da gestão pública.  

Entre as soluções apresentadas, destaca-se o GeoSerra 2.0 - principal sistema de informações geográficas do município. Com mais de 40 camadas de visualização, ele oferece acesso a dados essenciais, como imagens históricas, equipamentos públicos, áreas de risco e o plano diretor municipal sustentável. Desde sua criação, em fevereiro de 2024, já ultrapassou 73 mil acessos, refletindo seu impacto no cotidiano dos servidores e da população.

"Estamos confiantes de que este workshop marcará o início de uma nova fase na integração e comunicação entre as secretarias do município, no que diz respeito à espacialização dos dados", pontua o engenheiro cartógrafo do Degeo, Igor Amazonas.