Gripe aviária: reunião entre secretarias define plano de ação contra a doença

Representantes das secretarias de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente se reuniram na tarde desta terça-feira (23)

Gripe aviária: reunião entre secretarias define plano de ação contra a doença

Texto: Rodolpho Paixão - Foto: Rodolpho Paixão-Secom/PMS

Diante da decretação, por parte do Ministério da Agricultura, de estado de emergência zoossanitária, nesta terça-feira (23), a Prefeitura da Serra, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), realizou uma reunião integrada entre representantes das secretarias municipais para estabelecer um plano de ação contra a doença.

As referências técnicas da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente vão elaborar, dentro dos próximos dias, uma Nota Técnica estabelecendo o fluxo das informações a respeito de casos suspeitos e do avanço da doença, além da atribuição dada a cada uma das pastas.

“A intenção desse movimento é nos organizarmos à ameaça epidemiológica e zoossanitária, vinda da gripe aviária. A partir dessa nota técnica, saberemos exatamente como proceder em casos de animais ou pessoas suspeitas", explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Serra, Gabriela Almeida, que integra os trabalhos.

Especificamente sobre a vigilância e, eventual recolhimento de animais suspeitos, as medidas a serem adotadas pelo município serão alinhadas às orientações do órgão estadual de defesa sanitária.

No que se refere às pessoas eventualmente expostas, essas serão monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Saúde do município.

Ainda conforme com o que foi discutido em reunião, neste momento, as equipes de campo da Secretaria de Meio Ambiente deverão redobrar os cuidados com uso de Equipamentos de Proteção Individual, frente a aves com sintomatologia neurológica e respiratória, durante suas ações de rotina

Em caso de avistamento de animal suspeito, o cidadão da Serra deve procurar o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) através do telefone 0800 039 5005 ou pelo site www.idaf.es.gov.br.