Grupo de Trabalho inicia construção do plano que vai orientar o desenvolvimento da cidade até 2029

O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico da administração pública municipal

Grupo de Trabalho inicia construção do plano que vai orientar o desenvolvimento da cidade até 2029


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis

Na manhã desta terça-feira (15), o Grupo de Trabalho responsável pela construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 se reuniu para dar início às atividades que definirão os rumos do desenvolvimento do município para os próximos quatro anos. O encontro marcou o início formal da elaboração do plano, com a apresentação da metodologia a ser adotada, a definição das responsabilidades do grupo e o pacto do cronograma de trabalho.

O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico da administração pública municipal, orientando a implementação de políticas públicas, a alocação de recursos orçamentários e a execução de ações que visam a uma cidade em um lugar mais justo, eficiente e sustentável. Ele compatibiliza os objetivos e metas dos demais planos setoriais com a previsão de receitas e despesas, estabelecendo metas físicas e financeiras para o período.

A secretária adjunta de Planejamento Estratégico, Dourine Suce, uma das responsáveis pela condução técnica do processo, comenta sobre o PPA. “É essencial para definir prioridades, organizar recursos, alcançar resultados com eficiência, eficácia e efetividade, tomar decisões baseadas em dados e alinhado às necessidades da população. Para estruturar um plano consistente, é fundamental elaborar um diagnóstico robusto, baseado na análise de dados e alinhado tanto ao plano estratégico de longo prazo quanto ao plano de governo. Esse processo, aliado à participação da sociedade, orienta a tomada de decisões e embasa as escolhas estratégicas”.

A metodologia definida para a construção do PPA 2026-2029 será composta pelas seguintes etapas:

  • Coleta de dados e informações municipais;
  • Definição de cotas orçamentárias;
  • Realização de capacitações e oficinas de trabalho;
  • Condução de workshop e consulta pública com a sociedade;
  • Elaboração do Projeto de Lei do PPA;
  • Envio do projeto à Câmara Municipal, previsto para o mês de agosto.

Além disso, foram reafirmados os objetivos estratégicos que nortearão o planejamento municipal: uma Serra mais competitiva, inovadora e sustentável, que oferte oportunidades e bem-estar social, que seja planejada, resiliente e segura; e ainda que seja protagonista e comprometida com resultados.

Com a construção participativa e a definição clara de metas e indicadores, o PPA 2026-2029 pretende estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento da cidade, garantindo que as decisões públicas estejam orientadas por evidências, prioridades locais e o diálogo constante com a população.