Igreja e Residência de Reis Magos são reabertas ao público em Nova Almeida
A Igreja, que é o ponto turístico mais visitado da Serra, foi totalmente revitalizada e entregue para a cidade nesta quarta (26)
Texto: Bianca Oliveira
- Foto: Edson Reis/ Secom - PMS
Na manhã desta quarta-feira (26) foi realizada a inauguração do restauro da Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida. Ao todo, foram investidos R$ 10 milhões em seu restauro e, após dois anos fechada, o local foi reaberto para visitação.
A Igreja, que é o ponto turístico mais visitado da Serra, foi totalmente revitalizada e entregue para a cidade hoje.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o local está entre os principais símbolos da presença jesuíta no Brasil.
A obra, realizada pelo Instituto Modus Vivendi, representa um investimento de R$ 10 milhões, com patrocínios do Instituto Cultural Vale, do BNDES e da EDP, além de apoio da Biancogres, todos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do edital Resgatando a História, do BNDES.
O restauro do local foi todo planejado para dar ao monumento uma linguagem nova, mais interativa, permitindo ao público que for ao local, conhecer melhor a história da passagem dos jesuítas no Estado do Espírito Santo e dos aldeamentos do Brasil.
A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, o Prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, Deputados Estaduais, Secretários Estaduais e Municipais e representantes do IPHAN.
“Hoje estamos vendo que não se pode fechar os olhos para a Serra e para o Espírito Santo quando se fala sobre a história do Brasil. Se dermos uma observada, podemos ver a grande mudança ao entorno da Igreja de Reis Magos, fizemos grandes obras no local para nos preparar para esse momento. Essa grande obra não só fortalece a estrutura, e a história, mas também fortalece o turismo e ajuda a economia local a crescer cada vez mais”, disse o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.
“Na hora que a gente decide restaurar um monumento religioso com esse, nós também lembramos todo o trabalho que lidera as obras religiosas, que a igreja desenvolveu, na pregação, na educação, na presença da nossa cultura e do início do trabalho que foi desenvolvido com os Jesuítas. Na hora que a gente realiza um restauro como esse também devemos vincular a essas coisas, porque é a nossa riqueza” disse o governador Renato Casagrande.
Com o restauro, a Igreja de Reis Magos recebeu nova pintura, nova estrutura do telhado, pisos, paredes, quadros, esquadrias acessibilidade e placas de sinalização. Além disso, o local recebeu uma galeria de artistas capixabas, um café e uma loja com capacitação de artesãos para a produção de itens para a loja e elevador para cadeirantes, gestantes e idosos.
Esta importante obra foi realizada por equipe composta por especialistas qualificados e formada, em sua maioria, por profissionais do Espírito Santo.
Serviço:
Horários de funcionamento do Centro de Interpretação Aldeia de Reis Magos:
Igreja de Reis Magos:
A Igreja de Reis Magos estará aberta todos os dias, das 9h às 17h30 a partir de 26 de junho. A abertura dos agendamentos para celebrações será divulgada pela Paróquia local.
Centro de Pertencimento:
Segunda: fechado.
Terça a domingo: das 9h30 às 17h30
Sala dos Indígenas:
Entrada somente com monitor
Horários das sessões: 10h, 10h30, 11h,14h, 14h30, 15h, 15h30,16h, 16h30.