Indicação de real condutor pode ser feita pelo portal da Prefeitura da Serra

Esse é um dos novos serviços da plataforma

Indicação de real condutor pode ser feita pelo portal da Prefeitura da Serra

Texto: Djeisan Maria - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Mais dois importantes serviços são oferecidos integralmente em meio digital pela Serra. Desde o mês de maio, o cidadão pode enviar a declaração de real condutor pelo portal da Prefeitura.

O usuário deve preencher a declaração na própria Notificação de Autuação de Infração de Trânsito, onde constam os campos que devem ser corretamente preenchidos e assinados para que a mesma produza efeito. O condutor infrator e o proprietário do veículo deverão assinar a Declaração de Indicação do Real Condutor, que depois deve ser escaneada e enviada pelo sistema.

Vale lembrar que a infração deve ter sido autuada por agentes municipais. Esse serviço já conta com 100 solicitações, sendo um dos mais acessados no período.

Outra novidade é a possibilidade de solicitação do serviço de prescrição de débitos. Nesse serviço, o munícipe pode fazer a negociação de débitos que estejam pendentes com o município, como por exemplo dívidas de IPTU, ou outros tributos. Já foram 130 acessos desde que a opção foi disponibilizada.

Mais de 140 serviços já estão disponíveis em meio digital por meio do portal da administração – www.serra.es.gov.br, na aba de Serviços Digitais. Esse quantitativo representa mais de 50% do total de serviços disponibilizados pela municipalidade. Para ter acesso é necessário que o munícipe ou a pessoa jurídica faça o cadastro antes de operacionalizar o sistema.

Já são mais de 16 mil pessoas que estão utilizando os serviços, desde que o projeto começou a funcionar. Nesse contexto são 28 mil processos que foram realizados eletronicamente.

Por meio do Serra Digital, o município pretende eliminar, em todos os casos possíveis, os processos em papel na administração.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade comentou que o município está evoluindo muito na oferta de serviços digitais para a população, cumprindo mais uma meta estabelecida no Plano de Governo da gestão do prefeito Sergio Vidigal.

“A ideia central é ter sempre o foco nas pessoas, facilitando o acesso aos serviços da municipalidade com maior comodidade e menor burocracia no relacionamento com a administração”, disse Pedro.