IPS lança aplicativo com reconhecimento facial

Aposentados vão poder fazer a prova de vida on-line, por meio de uma selfie

IPS lança aplicativo com reconhecimento facial

Texto: Daniel Vargas - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O IPS dá mais um passo para uma gestão moderna, humana e inteligente, lançando seu primeiro aplicativo para smartphone, o ‘Meu RPPS’.

A cerimônia de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (19) e contou com a presença de dois aposentados da Prefeitura da Serra: o prefeito, Sergio Vidigal; e a ex-auxiliar técnico administrativo e de serviços, Patrícia Figueiredo Brandão. Eles foram os primeiros a testar um serviço inédito entre os institutos de previdência do Estado: a prova de vida on-line com reconhecimento facial.

Durante o evento, o prefeito comentou sobre o novo olhar a respeito dos servidores da Serra.

“Esse aplicativo mostra o cuidado do Instituto para conosco e a visão da gestão quanto à facilidade de acesso aos serviços, o aperfeiçoamento da parte de transparência e, principalmente, a aproximação com o segurado. Esse servidor que dedicou a vida ao município não pode ser esquecido nunca”, disse.

Nesse sentido, o diretor-presidente, Alessandro Comper, reforçou a fala do prefeito.

“Estamos aposentando servidores que deram entrada em seus pedidos em 2018, 2019 e 2020, bem como os que deram entrada agora, em 2021, como é o caso da Sra. Patrícia, que está aqui hoje testando o aplicativo junto com o prefeito e nossa equipe. Além de acertar pendências passadas, estamos buscando a excelência que todos os servidores merecem em termos de serviços”, afirmou.

E com relação a esses serviços, pode-se considerar que o Meu RPPS é o segundo presente da aposentada, Patrícia Brandão, este ano. Além de ter sido escolhida para participar da cerimônia, ela encontrou uma equipe renovada no Instituto, disposta a atendê-la bem e encontrar soluções para suas demandas. Deu entrada no processo de aposentadoria no início do ano e já está aposentada.

“Estou muito feliz com esse novo momento. Os servidores do IPS estão de parabéns, pelo atendimento e por esse aplicativo. Vai ajudar muito aos servidores que possuem dificuldades para se locomover até o Instituto. Bom demais mesmo”, afirmou.

Como funciona a função da prova de vida on-line?

Para fazer a prova de vida, o beneficiário precisará apenas tirar selfies e uma foto de seu documento. O Meu RPPS fará, então, um comparativo entre a documentação apresentada e as selfies, e mostrará a porcentagem de chances de ser o segurado. Por enquanto, o aplicativo só é compatível com o sistema Android e está disponível gratuitamente na Google Play Store.

Quais as outras funções do aplicativo?

Além da funcionalidade da prova de vida, o aposentado ou pensionista conseguirá acessar contracheque, Ficha Financeira, Informe de Rendimentos e recados do IPS, tudo na palma da mão. Já os servidores da ativa poderão simular aposentadoria e abono de permanência, visualizando todas as regras disponíveis para seu caso em particular e o que já têm direito a requerer.

E é bom lembrar que todas essas funções serão acessadas com o máximo de segurança, por meio do CPF e senha ou através da impressão digital do segurado.

Quais os custos do aplicativo para o IPS?

O Instituto pagava um aluguel de R$ 4.900 na antiga sede, a qual foi utilizada como arquivo, enquanto a nova estava sendo construída. Esse contrato de locação foi extinto, para o início ao processo de aquisição do aplicativo. Em razão do sistema de gestão previdenciária do IPS pertencer a mesma empresa que criou o aplicativo, foi apenas acrescentado um valor de R$ 2.400 ao contrato. No fim das contas, houve uma economia de R$ 2.500 por mês.