IPS realiza mais de 600 atendimentos on-line no 1º semestre
Informe de Rendimentos foi o tema mais demandado
Texto: Daniel Vargas
- Foto: Katemangostar/Freepik
Seja respondendo perguntas ou enviando comunicados, o IPS realizou um número expressivo de atendimentos on-line no 1º semestre deste ano. É o que aponta o relatório publicado na última sexta-feira (26) na página da Ouvidoria do Instituto (https://www.ips.es.gov.br/ouvidoria). Juntando as demandas da Comunicação, Ouvidoria e Departamento de Previdência (Deprev), a autarquia atendeu nada mais nada menos do que 621 manifestações.
O número diz respeito à soma das demandas dos canais: e-Ouvidoria, da Prefeitura da Serra; Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-Sic), do Governo Federal; Fale Conosco do site e aplicativo Meu RPPS e WhatsApp.
Além da disponiblização dos dados quantitativos e de todas as respostas fornecidas no período, o IPS teve o cuidado de eliminar os dados sensíveis dos manifestantes, tais como nomes, telefones e CPFs, e de comparar os tempos de resposta das demandas com o prazo estabelecido pela PMS.
O maior número de atendimentos ocorreu no WhatsApp: 427 no total. E o tema mais demandado foi "Informe de Rendimentos para Imposto de Renda", com 261 registros. Em segundo lugar, ficou o Fale Conosco do aplicativo Meu RPPS, com 155 manifestações, a maioria delas relacionadas à prova de vida (28 registros). Já os canais Fale Conosco do site, e-Ouvidoria e e-Sic receberam, respectivamente, 33, quatro e duas manifestações.
“É importante salientar que a maioria esmagadora dessas demandas foram respondidas no mesmo dia ou no dia posterior, o que mostra a visão responsável e eficaz da Gestão nas áreas de comunicação e transparência. Temos publicado todos os nossos serviços e eventos, alimentado o Portal da Transparência e respondido de forma rápida, completa e humanizada todos os que entram em contato conosco”, disse a diretora-presidente Christiani Vieira.
E só para entender um pouco como é a distribuição desses atendimentos, aqueles relacionados aos canais e-Ouvidoria e e-Sic ficam sob a responsabilidade da ouvidora setorial e assistente social Lucinéia Vermeulm Silva. Já as demandas do Fale Conosco do site e aplicativo Meu RPPS são respondidas pelo analista de Comunicação Daniel Vargas. Por fim, as manifestações que chegam por WhatsApp são atendidas tanto pela Comunicação quanto pelos servidores do Deprev, sendo a maior parte dessas respondidas pela Comunicação.