Morador da Serra possui locais adequados e gratuitos para o descarte de entulhos
O descarte é voluntário e não precisa fazer agendamento
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Arquivo Secom
Na Serra, o morador possui locais adequados para descarte de entulhos. Esse serviço é necessário para quando o cidadão for realizar pequenas obras ou reparos em casa, por exemplo. O sistema de descarte voluntário é oferecido pela prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), e não tem custo para o morador.
O município conta com cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), sendo três locais de Áreas de Transbordo e Triagem (ATT’s) de resíduos da construção civil, localizados em Barcelona, Nova Carapina II e Novo Porto Canoa; e dois Ecopontos que ficam em Jardim Carapina e Vila Nova de Colares.
Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, aos sábados, das 7h às 16h. Não é necessário realizar agendamento para o descarte.
A engenheira sanitarista do departamento de Limpeza Pública da Serra, Verginia Rocha, explica que os Pontos de Entrega Voluntária são destinados ao recebimento de resíduos da construção civil e volumosos, como destinação final ambientalmente adequada. “Nesta ação também são observadas normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e a segurança, além de minimizar os impactos ambientais”, frisa a engenheira.
O secretário de Serviços, Aniceto Neto, explica que “ainda este ano vamos ampliar os nossos PEV’s. Em breve, o morador da Serra contará com mais um Ponto de Entrega Voluntária no bairro Praia da Baleia, com previsão de entrega até o final de 2024”.
A Sese reforça para que os moradores descartam o entulho de forma correta e orienta para que, em casos de descarte irregular de resíduos, denúncias devem ser feitas à Fiscalização Ambiental do município pelo telefone (27) 9 9951-2321 e também pelo aplicativo Colab (www.colab.re).
O que eu posso descartar?
Nos Ecopontos, o morador pode descartar resíduos de construção residencial de até um metro cúbico por diaou 15 sacos de ráfia/dia; materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal); móveis e eletrodomésticos; telhas de cerâmica; galhos e resíduos de podas de árvores.
São proibidos caminhões, caçambas e carretas de empresas particulares; resíduos orgânicos (lixo doméstico); pneu; isopor; resto de asfalto; resíduos de oficinas mecânicas; latas contendo tinta, thinner, piche, óleo, soda cáustica ou outros produtos químicos.
Saiba onde ficam localizados os Pontos de Entrega Voluntária:
Nova Carapina II (Área de Transbordo e Triagem) - Av. Montes Claros, n° 38
Barcelona (Área de Transbordo e Triagem) - Av. Região Sudeste, s/n°
Novo Porto Canoa (Área de Transbordo e Triagem) - Av. Amazonas, s/n°
Jardim Carapina (Ecoponto) - Rua Presidente Kennedy, n° 60
Vila Nova de Colares (Ecoponto) - Av. Floriano Peixoto, s/n°,