Prefeitura recebeu 284 denúncias de aglomeração e funcionamento de bares e lojas

A Ouvidoria é o canal oficial da Prefeitura da Serra para recebimento de denúncias

Prefeitura recebeu 284 denúncias de aglomeração e funcionamento de bares e lojas


Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Ouvidoria, canal oficial da Prefeitura da Serra para recebimento de denúncias, recebeu, entre os dias 1º de abril e 11 de maio, 284 denúncias sobre aglomeração de pessoas e funcionamento irregular de bares, lojas e igrejas. 

A aglomeração é uma prática que pode facilitar a propagação do coronavírus e colocar em risco a vida de muitos, por isso, autoridades em saúde de todo o mundo têm aconselhado o isolamento social e a distância segura entre as pessoas. Na Serra, moradores denunciaram à Ouvidoria locais que concentraram um grande número de pessoas.

Da mesma forma, houve denúncias sobre o funcionamento irregular de lojas e bares, por exemplo, que insistiam em permanecer abertos, descumprindo os decretos estadual e municipal vigentes à época da denúncias. De acordo com a controladora geral da Serra, Magaly Nunes, as principais denúncias recebidas referem-se, em ordem, a bares, lojas e igrejas. 

Uma vez recebida, a denúncia é encaminhada para a Secretaria de Defesa Social, que coordena os trabalhos das equipes de fiscalização da prefeitura. A fiscalização desenvolve uma abordagem orientativa e, em caso de reincidência, pode notificar e multar o estabelcimento que insistir em agir em desacordo com a orientação sanitária. 

Na Serra, a Ouvidoria funciona das 8 às 17h. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 0800 283 9780, (27) 3291-2011. Para tirar dúvidas e pedir orientações, o morador pode ligar para (27) 99624-0223.

Após esse horário, também é possível acessar o serviço por meio do site: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx. No canto direito da tela há cinco opções de clique: a cor laranja é para aqueles que desejam fazer reclamações; a cor vermelha é para denúncia; a verde é para elogios; a roxa é para sugestões e a azul, para solicitações de providências.

Para denúncias de situações que exigem uma fiscalização imediata, a orientação da Secretaria de Defesa Social é acionar o 190. 

Vale ressaltar, ainda, que os atendimentos presenciais na sede da Prefeitura estão interrompidos, como medida de prevenção ao coronavírus. Porém, o atendimento ao cidadão continua por telefone, pelo portal e também por email. 

Como denunciar:

- Telefones: 0800 283 9780 / ( 27) 3291-2011  

- Para orientações e dúvidas: (27) 99624-0223

-Portal: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx