Mulheres vítimas da violência iniciam curso profissionalizante de maquiagem

As aulas serão realizadas aos sábados, das 9 às 13 horas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI) de Jardim Carapina

Mulheres vítimas da violência iniciam curso profissionalizante de maquiagem


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Muitas vezes a saída de um relacionamento abusivo resulta no cenário de incerteza financeira para a mulher vítima de violência doméstica, sendo necessárias, então, medidas que levem a autonomia econômica dessas mulheres. Por este motivo, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), em parceria com o Instituto O Boticário, inicia neste sábado (22) um curso profissionalizante de maquiagem para 25 mulheres.  

As aulas presenciais serão realizadas sempre aos sábados, das 9 às 13 horas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI) de Jardim Carapina. Essas aulas serão complementadas com uma hora de estudos on-line a serem realizados durante a semana, na plataforma disponibilizada pelo Instituto O Boticário.

O curso tem como objetivo a qualificação profissional em maquiagem e o fomento ao empreendedorismo na área da beleza para a geração de renda e autonomia financeira de mulheres moradoras da Serra. 

As inscrições foram abertas para mulheres em geral com idade a partir de 18 anos, com prioridade para mulheres pretas, pardas e em situação de violência doméstica, com renda de até um salário mínimo per capita. Das matriculadas, mais de metade são mulheres vítimas de violência. 

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, o curso é uma oportunidade para mulheres que pretendem empreender na área da beleza ou que já atuam e desejam aprimorar seus conhecimentos. 

“A área da estética e da beleza tem constante crescimento no mercado econômico e mesmo durante a pandemia experimentou um crescimento de 5,8% em 2020. É um mercado com predominância do trabalho feminino e a qualificação profissional de mulheres serranas neste setor é uma oportunidade para conquista da autonomia financeira e superação de situações de violência doméstica”, destaca a secretária. 

Conteúdo do curso

Entre os conhecimentos abordados no curso estão os tipos de materiais utilizados para maquiagem, de peles,  de pincéis e suas funções, as técnicas de preparação da pele para maquiagem, colorimetria, texturas das bases, técnicas de aplicação de blush, sombra, iluminador, máscara para cílios, técnicas para delineados, técnicas de esfumados, e tonalidades de batons.

As participantes receberão um kit com o material de maquiagem para ser utilizado durante o curso, lanche e vale transporte. Ao fim do curso, com total de 30 horas de duração, elas receberão o certificado de conclusão e poderão ficar com o kit de maquiagem caso tenham frequência em 100% das aulas.