Novo Horizonte recebe o 1° Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracional da Serra

A entrega aconteceu nesta sexta-feira (15) e faz parte do Orçamento Participativo

Novo Horizonte recebe o 1° Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracional da Serra


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Junior Penedo - Secom/PMS

 Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracional (CCFVinter) foi inaugurado nesta sexta-feira (15) e oferecerá o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com atividades físicas, educativas e recreativas.


O principal objetivo do serviço é fortalecer as relações entre os diferentes ciclos de vida, proporcionando o convívio e a interação entre as gerações, troca de experiências, promoção e valorização cultural, desenvolvimento de sociabilidades, o que reforça a cidadania e a igualdade social.


O CCFVinter amplia a rede de serviços já executados pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e promoverá o convívio e a interação entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, fortalecendo as relações entre as diferentes etapas da vida, de forma harmoniosa e respeitosa.


"O acolhimento tem mais peso, muitas vezes, do que as ações que a gente faz. Quero agradecer a toda equipe da Semas pelo empenho, que contribui muito para garantirmos os direitos da população", explicou Sergio Vidigal.

"O espaço foi preparado para ser uma referência para o convívio grupal, comunitário, social e para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos", comentou a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva.

Como vai funcionar o SCCFVinter
O serviço possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, para alcançar alternativas que enfrentem as vulnerabilidades sociais.


Será ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários, que serão divididos inicialmente em três grupos: crianças e adolescentes; jovens e adultos e pessoas idosas.


A proposta é que todos compartilhem do espaço, estimulando as trocas culturais e a partilha de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e de identidade e fortalecendo os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.


Cada grupo do SCCFVinter terá no máximo 30 participantes e à medida que forem identificadas a demanda será realizada a expansão no número de grupos, que terão em média dois encontros semanais.

O local vai funcionar das 8h às 17h, todos os dias, e também contará com pontos do CadÚnico para facilitar quem precisa realizar ou atualizar seu cadastro, mediante agendamento realizado no Cras.